Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Seduc forma professores em curso de Magistério Indígena



Projeto Pirayawara irá certificar novos professores. Foto: Divulgação


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu uma nova etapa de formação do projeto Pirayawara e certificará 18 professores no curso de Magistério Indígena. O curso foi aplicado junto a indígenas das etnias Mura, Apurinã, Miranha, Tikuna, Munduruku e Kaxinawa. 

A solenidade de certificação ocorrerá no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, no município de Manaquiri, distante 80 quilômetros de Manaus. 

A formação do projeto Pirayawara é oportunizada pela Seduc e desenvolvida pela Gerência de Educação Escolar Indígena, pertencente ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais do órgão e contou com a parceria institucional de prefeituras municipais. Conforme a gerência, dos 18 profissionais formandos, dez residem em áreas indígenas do perímetro de Manaquiri e oito do Careiro da Várzea.  

A gerente de Educação Escolar Indígena da Seduc, Alva Rosa Lana Vieira, informou que a capacitação teve carga horária total de 5.600 horas com aulas presenciais e semipresenciais com base em metodologia diferenciada, valorizando os conhecimentos tradicionais indígenas. O programa de formação tem o currículo baseado na legislação da Educação Básica Profissional e é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas. 

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, é com grande satisfação que o Estado recebe os novos profissionais do magistério. “É um momento de valorizar o empenho de cada profissional que concluiu o curso e ressaltar a contribuição dos povos indígenas para o desenvolvimento do Amazonas”, citou.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário