Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo do Amazonas garante luz para indígenas que vivem na região do Alto Solimões

José Melo em reunião com indígenas do Alto Solimões, nesta terça-feira (29), na sede do Governo do Amazonas
Por: Isaac Júnior

Dois novos geradores serão entregues às comunidades indígenas de Belém do Solimões (Tabatinga) e Vila Betânia (Santo Antônio do Içá) até o fim do próximo mês de dezembro, para solucionar o problema da falta de luz elétrica nas duas localidades. A garantia foi dada pelo Governo do Amazonas, nesta terça-feira (29), durante reunião entre o vice-governador, José Melo, com seis lideranças indígenas do Alto Solimões e após conversa com o diretor de Operação e Geração do Interior da Amazonas Energia, Radyr Gomes.

Os indígenas estão em Manaus há mais de uma semana e oficializaram o pedido de intermediação do governo junto à empresa no último dia 24, com um abaixo assinado com mais de 450 assinaturas, entregue por eles na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).    

Os novos geradores já foram comprados, mas ainda vai passar por uma espécie de checklist (checagem) para ser liberado. As novas máquinas vão substituir as anteriores, que foram instaladas por meio do Programa Lua para Todos, mas que tiveram a potência reduzida por conta do crescimento das comunidades. O benefício vai chegar também a aldeias como Porto Bom Socorro, Barreirinha, Palmares e Bananal, dos povos Tikuna e Kokama.   

Outra demanda atendida pelo poder executivo na reunião desta terça, na sede do governo, refere-se ao porto em Belém do Solimões. José Melo informou que o novo terminal fluvial está em fase de licitação, mas adiantou que a nova balsa já estará subindo para Tabatinga até março do próximo ano. “A questão do terminal demorou um pouco porque foi ampliado para poder adequar às necessidades”, justificou.

Nos outros dois assuntos tratados na reunião e que tiveram a atenção do governo, os indígenas solicitaram uma posição sobre a construção de uma escola de ensino médio em Belém do Solimões e recursos para funcionamento dos distritos de Feijoal (Benjamin Constant), Vila Betânia e Belém do Solimões.

Para a área de infraestrutura das comunidades, José Melo disse que fará um estudo para ver a possibilidade de expandir o calçamento nas ruas novas e manutenção nas vias que já funcionam.

Ao término da conversa, os indígenas ainda tiveram a garantia de que dois caminhões vão ser entregues para facilitar o escoamento da produção. “Assim que chegarmos no Alto Solimões vamos apresentar o resultado da nossa vinda a Manaus, a nossa prestação de contas para as comunidades”, comemorou João Parentes Fortes, 49, que é assessor parlamentar e estava acompanhado do tuxaua Marcelo Tawana, 36, desde a entrega do abaixo assinado na Seind. 
Indígenas agradecem apoio do poder executivo estadual

Reunião produtiva
Para o coordenador de Promoção Social da Seind, Amarildo Maciel, a reunião entre indígenas e governo foi produtiva e atendeu a todas as expectativas. “Todas as questões tratadas com o executivo servem para melhorar a qualidade de vida das próprias comunidades”, avaliou Amarildo. “Foi uma conquista intermediada pela Seind”, acrescentou Sinésio Isaque, que também é do Alto Solimões e servidor da Seind.

Realização pessoal
A reunião também teve a participação de duas mulheres indígenas, entre elas Marfísia Fernandes Tikuna, que aproveitou a participação no 2º Congresso dos Servidores Públicos do Amazonas (Sindsep/AM) encerrado no último fim de semana em Manaus, para realizar o sonho de estar frente a frente com uma autoridade como o vice-governador. “Eu represento a comunidade de Feijoal e, sinceramente, estou muito emocionada”, disse a indígena, com uma pequena câmera na mão.   
Marfísia Tikuna (à direita) registrou a reunião com uma câmera e se emocionou


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário