Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Seind apresenta Programa Amazonas Indígena e a política de etnodesenvolvimento na Bolívia


Secretário Bonifácio José vai falar de políticas públicas no encontro internacional. Foto: Valdete Araújo
Por: Isaac Júnior 

O programa Amazonas Indígena e os dez anos de efetivação da politica de etnodesnvolvimento dessas populações dentro do Governo do Amazonas vão ser apresentados na próxima semana pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), no “4º Encontro Latinoamericano de Governos Locais para Viver Bem em Terras Indígenas, Comunidades Rurais e Intercultural”. O evento começa segunda-feira e prossegue até quinta-feira (17), em La Paz, na Bolívia, com a presença de várias personalidades, entre elas o titular da Seind, Bonifacio José Baniwa.

A troca de experiência visa facilitar a institucionalização dos processos e as boas iniciativas realizadas por meio de parcerias entre indígenas, governos locais, instituições públicas nacionais, representates legítimos das organizações indígenas e autoridades responsáveis em liderar o desenvolvimento com a identidade ou o bem estar dos povos na América Latina. “É um debate que nos fortalece, pois é bom saber que tem indígena também nesses espaços de governo passando pelo mesmo processo que estamos tendo no nosso estado”, observa o secretário da Seind. “Vamos ganhar com essa troca de experiência, para fortalecer ainda mais a política efetuada pelo governo em relação aos povos idigenas no Amazonas”, destaca Bonifácio José.

Na política de etnodesenvolvimento as comunidades indígenas são gestoras do seu próprio desenvolvimento, com apoio técnico e financeiro do governo estadual.

O encontro que reúne indígenas de países latinoamericanos é realizado desde 2007. As últimas três edições foram no Equador, Guatemala e Paraguai, respectivamente. Na avaliação dos organizadores, os debates propiciam um progresso significativo no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas, além de possibilitar o lançamento das bases para a continuidade e sustentabilidade dessas reuniões, que é construir uma plataforma para o diálogo com vista a favorecer processos de troca continental.

Todas as informações estão disponíveis no site www.tinkugobindigenas.org, conforme o convite enviado à Seind.

Atividades
A programação prevê palestras, debates, troca de experiências, exposições artísticas, apresentações culturais e visita a uma comunidade indígena.

Entre os anfitriões do evento estão as organizações membros do Pacto de Unidade, a Confederação de Mulheres Indígenas da Bolívia, a Confederação Sindical de Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB) e a Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB). O patrocínio é do Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, da Agência Espanhola de Cooperação Internacionale Fundo de Desenvolvimento para os Povos Indígenas da América Latina e Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário