Secretário Bonifácio falou dos avanços da Educação Escolar Indígena. Fotos: Adail Munduruku |
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) participou da abertura do 1° Encontro dos Coordenadores Municipais de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas, na manhã desta segunda-feira (7), no Centro de Treinamento Profissional Padre José Anchieta (Cepan). O objetivo do evento, organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), é compartilhar experiências e fortalecer a Educação Escolar Indígena a partir de marcos políticos, culturais, conceituais e pedagógicos, de acordo com as deliberações de pactuação do Território Etnoeducacional no Estado do Amazonas.
Mais de 30 municípios enviaram representantes para o encontro, que prossegue até sexta-feira, com uma ampla programação, programada pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).
Indígenas de vários municípios participam do encontro |
De acordo com o titular da Seind, Bonifácio José, o estado tem avançado na educação indígena nos últimos anos, mas ainda precisa avançar mais. “Já temos as cotas na UEA, o ensino médio em terras indígenas e o curso intercultural e, nesse sentido, o governo Omar Aziz está cada vez mais avançando”, observou.
O secretário fez referência ao ensino médio nas áreas indígenas do Alto Solimões e Alto Rio Negro, que compreendem os municípios de São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira.
Quase 500 indígenas são beneficiados pelo sistema de cotas da UEA desde 2005. Cerca de 30 deles se formaram até o início deste ano.
No curso de Pedagogia Intercultural Indígena, estudam 745 indígenas de 32 etnias.
Palestras
O palestrante desta quarta-feira (9) será o servidor Amarildo Maciel Munduruku, da Seind. Ele vai falar o Conselho Estadual Escolar Indígena, do qual é presidente.
Pres. do Conselho, Amarildo Munduruku é um dos palestrantes, com a ger. de Educ. Esc. Indígena, Alva Rosa (à direita) |
Outros avanços
O avanço na área da educação indígena também possibilitou a implementação do ensino fundamental nas áreas do alto Madeira, médio e baixo Amazonas, em Humaitá, Nhamundá, Coari e Tonantins.
A formação continuada é feita pela Seduc por meio de convênio com o MEC, com abrangência em oito polos e 42 municípios.
A formação inicial no ensino médio dos professores indígenas abrange povos como Sateré-Mawé, Mura, Kulina Kanamari, Miranha, Munduruku, Yanomami, Apurinã, Jamamadi, Hexkariana, Tukano, Baniwa, Tikuna, Tenharina, Jiahui, Tora, Marubo, Matis, Deni,Karafawyana, Baré, Baniwa , Kokama.
O governo tem celebrado convênios com os municípios para repasse de recursos financeiros nos cursos de formação inicial.
Encontro vai até a próxima sexta-feira, com a participação dos indígenas do estado |
PROGRAMAÇÃO
Segunda e terça-feiras (7 e 8/11)
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Temática: Educação Escolar Indígena – Projeto Pirayawara.
Palestrantes: Seduc/GEEI – Alva Rosa, Lana Veira.
Orientações sobre o Censo.
Palestrantes: Seduc/GPIE – Silvana da Silva
Quarta-feira e quinta-feira (9 e 10/11)
8h30 – Temática: Legislação Brasileira e Educação Escolar Indígena.
Palestrantes: Conselho Estadual Escolar Indígena – Amarildo Maciel Munduruku.
Sexta-feira (11/11)
8h30 – Temática: Território Etnoeducacional. Decreto n° 6.861/2009.
Palestrante: CGEEI/MEC – Gersem José Baniwa.
14h – Orientações sobre o Plano de Ações Articulada (PAR).
Palestrante: Gersem e Simeire Ramos.
16h30 – Encerramento.
Fonte: Seduc/AM
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