Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ações integradas do Comitê Gestor Indígena começam no próximo dia 23 no Vale do Javari


Presidente da Univaja, Jader Marubo foi uma das lideranças indígenas que estiveram no evento de dezembro, em Manaus, que sedimentou as ações do Comitê Gestor. Fotos: Ascom/Seind e Rose Meire Barbosa

Por: Isaac Júnior

Os mil indígenas que habitam a comunidade Palmeiras do Javari, localizada na terra indígena Vale do Javari, em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), serão os primeiros a receber ações do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A primeira grande ação ocorre entre os dias 23 e 26 deste mês, com a visita do Pronto Atendimento Itinerante (Barco PAI) à localidade e a outras aldeias situadas em Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. Todas no alto Solimões.  

Criado em julho do ano passado com o objetivo de implantar e implementar ações de etnodesenvolvimento em diversas áreas, em prol dos povos indígenas do estado, o Comitê Gestor é coordenado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e constitui-se de 52 instituições parceiras. Entre elas está a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que fará o atendimento aos indígenas em Atalaia, via barco Zona Franca Verde, com o apoio da própria Funai, Banco do Brasil, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Fundação de Medicina Tropical (FMT), entre outros.

A Seind foi a responsável em organizar, junto a Seas, as ações direcionadas aos indígenas, garantindo, com isso, a participação efetiva das organizações indígenas dos municípios envolvidos no planejamento dessas ações.

No início deste ano, a Seind esteve em Atalaia para definir como deveria ser feito o atendimento aos indígenas. A reunião contou com representantes dos povos Matis, Mayoruna, Kulina, Kanamari e Marubo. “Nos reunimos com organizações como a AMAS e a Univaja e acertamos como deveria ser essa programação, para que o barco PAI atenda o maior número de indígenas possível”, informou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi), Rose Meire Barbosa. “Depois de conhecermos quais seriam os serviços essenciais, na opinião dos próprios indígenas, articulamos com a Funai/Brasília os recursos necessários para que eles possam chegar aos polos do barco e sejam atendidos”, acrescentou ela.
Rose Meire Barbosa (ao centro da foto acima) representou a Seind na reunião de janeiro passado em Atalaia do Norte

O barco deixou Manaus nesta terça-feira (13) com uma equipe completa de técnicos, rumo a Atalaia e aos outros municípios. A meta é atender aproximadamente cinco mil indígenas no Vale do Javari.

Ações até 2015
As principais diretrizes do comitê gestor estão inseridas no Plano Plurianual do Governo do Amazonas (PPA) e a previsão é que sejam executadas até 2015. Após três encontros no ano passado – e um quarto, realizado em dezembro, dentro do “Encontro de Governo e Povos Indígenas: Promovendo Ações Integradas no Amazonas” –, os integrantes do comitê voltam a se reunir no próximo mês de abril, quando uma vasta programação relativa ao “mês indígena” será realizada pela Seind, com o apoio dos próprios parceiros.

Qualidade de Vida
As ações de cidadania que o barco PAI fará na calha do rio Javari integram a câmara “Qualidade de Vida dos Povos Indígenas do Amazonas”, a terceira das quatro que compõem o Comitê Gestor Indígena. Os serviços vão desde os benefícios sociais e previdenciários, a questões que abordam os direitos humanos, saúde, educação, habitação, esporte e lazer.
Secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, durante ação de cidadania em Atalaia do Norte, no ano passado. Foto - Ascom-Seind

Pela ordem, o comitê também é formado pelas câmaras “Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas” (primeira), “Promoção dos Povos Indígenas” (segunda) e “Sustentabilidade Econômica” (quarta).

Outras comunidades
Também estão inseridas como polos no roteiro de visitas do barco PAI em Atalaia do Norte as comunidades indígenas de São Luís (rios Javari e Jaquirana), Boca do Pardo (rio Curuçá), a Frente de Contato/Funai (rios Itaquaí e Ituí), a sede do município município de Atalaia e as comunidades não indígenas Jaburu e São Rafael.

O atendimento em Jutaí será nas comunidades indígenas Bugaio e Boca do Biá e terá como foco atender a 2,3 mil indígenas, de 37 diferentes comunidades indígenas.

Confira toda a programação no quadro a seguir:


PROGRAMAÇÃO
Comunidade/Local
       Município
          Data
Palmeiras do Javari
Atalaia do Norte
   23.03 a 26.03.12
São Luís (rios Javari e Jaquirana)

Atalaia do Norte

   27.03 a 29.03.12
Boca do Pardo (rio Curuçá)
Atalaia do Norte
   31.03 a 3.04.12
Jaburu
Atalaia do Norte
               5.04.12
Frente de Contato (rios Itaquaí e Ituí)

Atalaia do Norte

   7.04 a 12.04.12
São Rafael
Atalaia do Norte
             13.04.12
Sede
Atalaia do Norte
 16.04 a 20.04.12
Sede
Tonantins
 24.04 a 5.05.12
São José do Amparo
Tonantins
             7.05.12
Caité
Tonantins
             8.05.12
Sede
Jutaí
 9.05 a 15.05.12
Bugaio
Jutaí
 17.05 a 18.05.12
Boca do Biá
Jutaí
 20.05 a 21.05.12
Santa Tereza
Fonte Boa
             22.05.12
Barreirinha
Fonte Boa
 23.05 a 24.05.12
Sede
Fonte Boa
 25.05 a 1.06.12
Tupé
Fonte Boa
   4.06 a 5.06.12
Boiador
Fonte Boa
   6.06 a 7.06.12
Chegada da embarcação a Manaus
                        11.06.12




Fonte: Seind e Seas

Nenhum comentário:

Postar um comentário