Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Seind dá início a planejamento estratégico

Secretário Bonifácio José abriu a oficina de Planejamento Estratégico da Seind nesta terça-feira (6). Fotos: Ascom-Seind

Por: Isaac Júnior

O planejamento estratégico das ações programadas pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) para os próximos dez anos começou a ser construído pelos próprios servidores do órgão, nesta terça-feira (6), no auditório do Sindipetro/AM.  A oficina de três dias tem o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Durante a abertura da oficina, o titular da Seind, Bonifácio José, fez questão de enfatizar a importância do planejamento estratégico na relação direta com o Plano Plurianual do Governo do Amazonas (PPA) para os próximos quatro anos. “Não se trata apenas da Seind, mas de um plano do governo que tem a ver com a questão indígena”, afirmou.  “O plano que foi aprovado pelo governador, serve de orientação para nós e, por isso, vamos colocar isso no papel e elaborar o nosso plano”, justificou.

Pela manhã, os participantes tiveram uma ideia de como deverá ser o planejamento estratégico. Bonifácio fez uma retrospectiva da Seind, desde a criação do órgão em 2009, até os dias atuais. Em seguida foram apresentadas as demandas (convênios, contratos, acordos, perspectivas de crescimento e outros) até 2022.

À tarde, as atividades foram centradas na definição dos valores e da estrutura básica da secretaria, feita em grupos e coordenada pelo técnico da GIZ Marcelo Nunes.
Consultor da GIZ, Marcelo Nunes é o facilitador da oficina realizada com 38 servidores da Seind

A oficina prossegue nesta quarta-feira (7), quando deverão ser apresentadas propostas de ajustes na infraestrutura, revisão no organograma e no fluxograma da Seind, que foi criada por meio da Lei nº 3.403, de 7 de julho de 2009, com a finalidade de formular, executar e implementar a política de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação de valores culturais e históricos, definidos e aprovados pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas. O objetivo é atender, com o apoio de parceiros, às principais demandas que surgem de todas as regiões do estado, onde vivem hoje aproximadamente 168 mil indígenas, integrantes de 64 povos.

Maior aproximação
Para o ex-superintendente do Ibama/AM e coordenador regional da GIZ, Hamilton Casara, a oficina é uma oportunidade importante, do ponto de vista de reorganização da Seind e de uma maior aproximação do próprio Governo do Amazonas com os povos indígenas.  “O Bonifácio tomou uma medida que poucos tomam, ao fechar as portas por três dias para que pudéssemos reinventar a secretaria”, disse. “É uma oportunidade de dar uma organizada e ver novos horizontes, e não é toda secretaria que faz isso”, elogiou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário