Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Governador Omar Aziz lança o Programa Jovem Cientista Amazônida


Governador Omar Aziz, a secretária da SDS, Nádia Ferreira, e o cacique Almir Suruí falaram no encontro. Na foto abaixo à direita, o assessor da Seind Amarildo Machado e a chefe de Gabinete, Ozenete Mozzi. Fotos: Viviam Gama (Ascom/Seind)
O Programa Jovem Cientista Amazônida – Áreas Protegidas (JCA-AP) foi lançado nesta quarta-feira (21) pelo governador Omar Aziz e também irá beneficiar as populações indígenas do Estado do Amazonas. A Seind é uma das parceiras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) na execução do programa, ao lado de outros órgãos como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O lançamento foi durante o 1º Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (Ecsa), realizado num hotel da Zona Centro-Sul de Manaus. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Floresta. O governador fez uma referência positiva à participação dos indígenas na execução do programa e lembrou que essas populações têm sido importantes na preservação da floresta, de modo sustentável. “A preservação veio por meio dos povos indígenas que, ao longo desses anos, utilizavam seus saberes e o necessário que a natureza tinha a oferecer”, comentou e também defendeu uma pauta própria dos Estados da Amazônia em relação à política de sustentabilidade da região durante a conferência Rio+20. “Temos que dar um recado ao mundo na Rio+20: todos falam em preservação, mas até hoje o Estado do Amazonas não viu um real sequer sobre crédito de carbono, sobre ajuda humanitária ou sobre os problemas que enfrentamos dentro de nossas florestas”, criticou. 

Outra presença ilustre no evento foi o cacique Almir Narayamoga Suruí, de Rondônia. O secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa, foi representado pelo assessor Amarildo Machado, do povo Tukano. Bonifácio está em Tabatinga, onde participa de reuniões coordenadas pelo Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), para análise dos projetos do Governo do Amazonas, destinado as povos indígenas daquela região do Estado.

Pesquisas
Com recursos de R$ 600 mil, o Jovem Cientista Amazônida tem o objetivo de contemplar pesquisas destinadas a questões ligadas às Áreas Protegidas do Amazonas. Além de pesquisadores de instituições de pesquisas e/ou ensino superior, organizações governamentais e não governamentais, podem participar do programa estudantes e professores dos ensinos Fundamental 2 (a partir do 6ª ano) e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Indígena, de programas de educação rural da rede pública de ensino, vinculados a escolas dentro, no entorno ou com relação direta à área protegida.   

Água potável
A titular da SDS, Nádia Ferreira, informou durante o encontro que um convênio será assinado entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Integração, com o objetivo de garantir água para 12 municípios, durante o período de vazante no estado. Em princípio, o programa vai beneficiar as famílias em situação de risco social, com renda familiar inferior a R$ 70. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário