Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

Mulheres indígenas realizam assembleia

Miquelina Barreto Tukano, falando às participantes da assembleia. Foto: Ascom/Seind

Por: Isaac Júnior

A União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) realiza, em Manaus, a 1ª. Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O evento começou neste sábado (31) e prossegue até segunda-feira (2), a partir das 8h, no Auditório de Divisão de Desenvolvimento Profissional de Magistério, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante os três dias do encontro, que tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), as lideranças indígenas pretendem apresentar o relatório de atividades e avaliar os encaminhamentos sobre a gestão da coordenação eleita em 2009. Também estão previstas a apresentação do plano de ação, a aprovação do projeto institucional e a alteração do estatuto da Umiab.
Sec. em exercício da Seind, José Mário elogiou a iniciativa de luta das mulheres indígenas
Criada há três anos, no município de São Marcos (MA), na terra indígena Trikati, a Umiab tem o objetivo de promover, organizar, fortalecer, articular e defender a participação dessas mulheres nas diversas instâncias governamentais e não governamentais, visando assegurar e viabilizar a defesa dos seus direitos.

A assembleia em Manaus reúne delegadas e conselheiras da Umiab, num total de aproximadamente 30 lideranças da Amazônia Brasileira. A Seind participa das discussões, representada pela integrante do Departamento de Promoção dos Povos Indígenas (Depi) do órgão, Miquelina Barreto. A Coiab enviou a vice-coordenadora da entidade, Sônia Guajajara, enquanto que a Fundação Nacional do Índio (Funai)  trouxe a Manaus a coordenadora de Gênero e Assuntos Geracionais da instituição em Brasília, Léia do Vale, do povo Wapichana, de Roraima. “Viemos falar sobre as políticas públicas direcionadas para as mulheres indígenas e também na perspectiva de contribuir para o fortalecimento organizacional e político delas”, resumiu Léia.  
Vice-coordenadora da Coiab, Sônia Guajajara também participa das discussões

Nova diretoria
De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da Umiab, Raquel Macedo, a decisão de realizar a assembleia foi tomada no dia 2 de fevereiro pelo próprio conselho, em consenso com as coordenadoras da organização. O principal objetivo é definir a nova diretoria para o quadriênio 2012-2016. “Vamos discutir e tentar chegar a um consenso para definir a nova direção”, disse a indígena do povo Munduruku, da região do Médio Madeira, no município de Borba.

Autonomia
A Umiab é uma continuidade do Departamento de Mulheres Indígenas que surgiu dentro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Atualmente, a coordenadora geral é Conserlei Sampré, do povo Xerente, no Pará. “A luta pela autonomia na busca por recursos e o aumento da demanda nos levaram a tomar esse caminho, que foi criar uma organização independente, com políticas próprias em defesa da mulher indígena”, justificou Raquel.
Mara Kambeba (à dir.), durante a assembleia, observada por Maria Monteiro (à esq.) 
------
Outras informações sobre a Assembleia da Umiab:
Miquelina Tukano: miktukano@hotmail.com – (92) 8178.0726
Mariazinha Cordeiro: mariavanila@yahoo.com.br -  (92) 8161.9799
Rosimere Teles: rosiarapaco@gmail.com – (92) 8128.4372
Raquel Macêdo: raquel.santos23@hotmail.com – (92) 9148.4876

Nenhum comentário:

Postar um comentário