Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Seind firma parceria por melhorias na educação escolar indígena em Manacapuru

Técnicos da Seind, Cláudio Pequeno (de chapéu) e Francisco Saturnino, durante viagem para as comunidades. Fotos:  Arquivo - Ascom/Seind

A melhoria da educação escolar em quatro comunidades indígenas específicas, localizadas em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), está entre as prioridades da parceria firmada esta semana entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e a prefeitura do município. Ações como o aumento do número de professores, reforma e construção de novas escolas fazem parte do planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para atender à demanda das próprias aldeias.

A previsão é que aproximadamente 200 indígenas sejam beneficiados pela parceria, que irá abranger as comunidades Jatuarana, Fortaleza do Patauá e São Francisco do Guiribé, do povo Apurinã; e São Francisco do Patauá, dos Tikuna. 

O papel do Governo do Amazonas será acompanhar essas ações. “Além de acompanhar, nós iremos apoiar a Semec na articulação com a Seduc e outras secretarias”, informou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, que participou da reunião com a titular da Semec, Sandra Maira.        

Até abril deste ano, um grupo de estudantes não indígenas irá visitar a comunidade de Sahu-Apé, do povo Sateré Mawé, localizada no quilômetro 36 da AM-070, como parte das diversas atividades de intercâmbio cultural com os próprios indígenas, programadas para ocorrer durante a parceria. “O objetivo é reduzir a discriminação que há com essas populações no estado”, enfatizou Cristiano Oliveira.

Infraestrutura
Uma aldeia que necessita de mudança na infraestrutura e que está incluída na lista de prioridades da parceria é São Francisco do Guiribé. Lá, a escola funciona no centro comunitário, com dois professores que trabalham nas línguas materna e portuguesa. A instituição disponibiliza o ensino de língua materna e língua portuguesa, ministrado por professores que cursam o Pirayawara (Magistério Indígena). “De um modo geral, a prefeitura de Manacapuru, por meio da Semec, tem dado uma atenção especial aos povos indígenas naquele município”, reconhece Cristiano Oliveira.
Cláudio e Saturnino em São  Francisco de Guiribé, para ouvir demanda dos indígenas
Esporte
Outra novidade da parceria é a inclusão de Manacapuru no calendário da segunda edição do Abril Cultural Indígena, que é organizado pelo Governo do Amazonas e realizado desde o ano passado com atividades esportivas em todo o estado, por meio da Seind e parceiros. Os 7º Jogos Indígenas de Manacapuru estão programados para os dias 28 e 29 de abril em São Francisco do Patauá, no rio Manacapuru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário