Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Umiab elege nova diretoria em assembleia


Raquel Munduruku (à esquerda) e Miquelina Barreto Tukano, na Assembleia da Umiab. Foto: Ascom/Seind
Raquel Macedo, do povo Munduruku, é a nova coordenadora da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab).  Ela foi escolhida para gerir os próximos quatro anos da entidade, durante o encerramento da 1ª Assembleia Geral Extraordinária da Umiab, que reuniu aproximadamente 40 delegadas dos estados da Amazônia, durante três dias em Manaus. As exceções foram Maranhão e Amapá, que não conseguiram enviar suas representantes. O encerramento foi nesta segunda-feira (2), no Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi).

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o encontro discutiu as instâncias de representatividade, os espaços políticos que devem ser ocupados pelas mulheres, o Estatuto da Umiab, além de apresentar uma discussão ampla sobre o movimento indígena. “A gente conseguiu eleger a nova diretoria e ela ganhou por unanimidade”, informou Miquelina Barreto Tukano, do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi). “Todas nós estamos de parabéns por rearticular esse espaço político muito importante para o movimento indígena”, acrescentou a vice-coordenadora da Coiab, Sônia Guajajara.

Emocionada, a nova coordenadora é do município de Nova Olinda (a 138 quilômetros de Manaus). Ela agradeceu a confiança e disse que espera contar com o apoio das próprias indígenas para desenvolver um grande trabalho à frente da Umiab. “Com ajuda das bases, vamos conseguir desenvolver um bom trabalho”, disse Raquel Munduruku. “Essa fase da Umiab passou, ficou pra trás e, daqui para frente, iremos juntas pisar com força e alcançar aquilo de sonhamos, que lutamos para alcançar”, acrescentou.

Além de Raquel, a nova coordenação é composta por Rosimeire Arapasso (vice- coordenadora; Olga Macuxi (tesoureira), Fátima Saterê-Mawé (vice-tesoureira), Mariazinha Baré (secretária), Jeyci Mura (vice-secretária) e Justina Tikuna (presidenta do Conselho Deliberativo e Fiscal).

Parceria
Coordenador geral da Coiab, Marcos Apurinã parabenizou esse momento de protagonismo das mulheres indígenas da Amazônia e espera que a parceria entre as duas entidades continue. “O importante é que as mulheres concluíram mais um passo. É preciso agora o entendimento, é importante o planejamento e esperamos que a Umiab esteja sempre em parceria com a Coiab”, disse.

Objetivo
Criada em 2009, a Umiab tem o objetivo de promover, organizar, fortalecer, articular e defender a participação das mulheres indígenas da Amazônia Brasileira nas diversas instâncias governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais visando assegurar e viabilizar a defesa e o exercício dos direitos e interesses das mulheres indígenas, promover a formação e capacitação das mulheres indígenas em temáticas de prioridade das demandas das organizações de mulheres indígenas, apoiando a participação delas no movimento indígena amazônico.

Obs.: com informações da Ascom/Coiab

Nenhum comentário:

Postar um comentário