Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Abril Cultural Indígena de 2012 é aberto oficialmente e em grande estilo na Vila Olímpica de Manaus

Corrida de saco foi uma das modalidades esportivas desse primeiro dia de competições. Fotos: Ascom/Seind

Por: Isaac Júnior

A segunda edição do Abril Cultural Indígena foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (16), na Vila Olímpica de Manaus, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros. Até o dia 1º. de maio, aproximadamente dois mil indígenas vão estar envolvidos em várias atividades, entre as quais as esportivas, que começaram logo após a solenidade de abertura, com  as modalidades tradicionais de arco e flecha, cabo de força e outras.
Arco e flecha também envolveu os indígenas na disputa por medalhas

Na abertura do evento, o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa resumiu o Abril Cultural Indígena de 2012 como uma oportunidade para a troca de experiências e um grande momento para reflexão acerca da busca por melhorias na qualidade de vida dessas populações no estado. “É um  esforço grande do governador Omar Aziz, que no ano passado assinou o decreto que criou o Comitê Gestor Indígena, instância que tem nos ajudado nesse sentido”, justificou o secretário. “Apesar da chuva, conseguimos reunir os indígenas, graças ao apoio dos parceiros e da própria imprensa”, comemorou.     
Secretário Bonifácio falou em nome do governador, Omar Aziz, e agradeceu o apoio de todos para a realização do evento

A secretária de Juventude Desporto e Lazer, Alessandra Campêlo, também agradeceu a presença dos indígenas. Diante dos representantes de vários povos que fazem parte dos sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, ela aproveitou para anunciar a possível realização dos Jogos Mundiais Indígenas na capital amazonense, possivelmente no ano que vem. “Eu tenho conversado com o ministro Aldo Rebelo e ele já me informou que quer trazer os jogos para o Amazonas”, disse a titular da Sejel. A secretária elogiou a iniciativa da Seind e a presença do Exército, na organização do Abril Cultural. “O Exército tem um papel fundamental, pois atende às comunidades indígenas com várias ações, inclusive sociais”, disse ela.

Para o general de Brigada e chefe de Estado Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), José Luiz Jaborandy, não dá para separar o Exército dos Indígenas e a tendência é que haja uma integração maior entre a instituição e a Seind, a partir das ações que começam a ser executadas pelo Comitê Gestor Indígena e do próprio Abril Cultural. “A tendência é que tenhamos soldados indígenas participando no ano que vem desse evento”, informou o oficial.
Titular da Sejel, Alessandra Campêlo; secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa; e o  general de Brigada e chefe de Estado Maior do CMA, José Luiz Jaborandy
Hino em Tikuna
A harmonia entre Exército, Governo do Estado e organizações indígenas foi ilustrada pela participação da cantora Djuena Tikuna, que interpretou o Hino Nacional na língua materna acompanhada pela banda de música do CMA.
Djuena Tikuna interpretou o Hino Nacional na língua materna, acompanhada pela banda de música do CMA

A abertura do Abril Cultural Indígena também foi prestigiada pela vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Sônia Guajajara, e pelo coordenador da comissão que criou a Organização das Organizações Indígenas do Amazonas (Coipam), Fidélis Baniwa.
Representante da Coipam, Fidélis Baniwa ficou emocionado com a apresentação do Hino Nacional erm Tikuna

Vice-coordenadora da Coiab, Sônia Guajajara disse que o esporte também está no dia a dia dos indígenas e a Seind  veio reforçar isso no evento
Programação
Além da programação esportiva, que prossegue nesta terça-feira (17), no ginásio Renê Monteiro, com o início da 1ª. Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus (masculino e feminino), o Abril Cultural Indígena terá atividades como dança, canto, ritual, exposições que irão demonstrar aulas na língua indígena, exposição de artesanato e oficinas, todas alusivas ao Dia do Índio, que é comemorado em 19 de abril.
Mesmo sob chuva fina, ritual também marcou a abertura na Vila Olímpica
A realização do evento é da Seind, com o apoio das próprias organizações indígenas e das seguintes instituições parceiras:  Sejel, Fundação Vila Olímpica (FVO), Funai/AM, Amazonastur, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), CMA, Distrito Sanitário Especial Indígena (Desei-MAO) e as seguintes Secretarias de Estado: Cultura (Sec), Assistência Social (Seas), Educação (Seduc). Também apoiam o evento as prefeituras municipais de Manaus (por meio da Semed e da Semdej), de Autazes e Itacoatiara; Vemaqa/Ecam, empresa Santa Cláudia e Grupo Simões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário