Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Secretário da Seind defende compromisso do Governo Estadual em solenidade de comemoração ao Dia do Índio na Aleam


Secretário Bonifácio José Baniwa, durante pronunciamento na Aleam. Fotos: Alberto César Araújo (Divulgação/Aleam) 

Por: Valdete Araújo (Comunicação/Aleam)

O titular da Secretaria Estadual para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, defendeu o compromisso do Governo do Estado com a população indígena do Amazonas, durante homenagem proposta pelo deputado estadual Tony Medeiros (PSL) ao Dia do Índio, nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o secretário, o Governo do Estado tem se esforçado para que se cumpram os direitos do povo indígena, com apoio e a participação dos próprios indígenas. Como prova desse compromisso, ele ressaltou a criação do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), que, segundo ele, visa à obrigação de todas as secretarias de governo em assumir compromissos para trabalhar essas ações e, assim, lavá-las a todas as comunidades indígenas.

O secretário também ressaltou a parceria firmada com o Governo Federal, organizações indígenas como a Coiab, para discutir a política indigenista do Estado, nos níveis nacional, estadual e internacional. “Essas ações do governo têm sido acompanhadas pelas organizações e representam um passo a mais do governador Omar Aziz para levá-las às comunidades”, completou Bonifácio, lembrando que o papel fundamental da Seind é formular políticas e coordenar as ações nas áreas indígenas e desenvolver projetos de etnodesenvolvimento.

Ainda na Tribuna da Aleam, Bonifácio José defendeu a necessidade de rever o orçamento da Seind, para que a mesma possa efetivar melhor as ações. “Precisamos do apoio da Aleam, para podermos dar maior apoio às organizações indígenas e às comunidades”, frisou o secretário, destacando o acesso aos indígenas no exercício pleno de sua cidadania, assegurado na Constituição Federal.

Avanços
Bonifácio enumerou alguns avanços conseguidos pelo governo, com ações integradas entre os órgãos, como a realização de curso técnico em enfermagem, específicos para indígenas em nove municípios do Estado, por meio de Centro Educacional Tecniligico do Amazonas (Cetam), além das ações em parcerias com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), no atendimento às comunidades indígenas no Vale do Javari. “Estamos hoje em nove municípios com cursos de enfermagem, ações em parceria com a Seas no Vale do Javari e projetos com várias iniciativas do governo do Estado”, destacou.

Deputados lembram data  
Tony Medeiros fez uma retrospectiva da luta dos indígenas pela sobrevivência, ao lembrar que eles já foram 5 milhões e hoje são pouco mais de 600 mil. “É importante que a homenagem tenha como cenário de celebração a Aleam e o Estado do Amazonas, que se destacou por criar uma secretaria que defende os direitos dos povos indígenas”.
Autor da homenagem, deputado Tony Medeiros e o grupo Wotchmaücü

O deputado finalizou seu discurso defendendo a educação como forma de mudança e melhoria de vida dessas populações.

Outros deputados como José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS) e Sinésio Campos (PT), além do presidente da Aleam, Ricardo Nicolau (PSD), também parabenizaram os indígenas pelo dia.

José Ricardo propôs, inclusive, o aumento de recursos destinados a Seind, hoje de apenas 0,02%, dos R$ 12 bilhões.

Ricardo Nicolau defendeu políticas públicas para melhorar a vida dos povos indígenas. “É um dever do povo brasileiro”, ressaltou.

Luiz Castro lamentou o abandono na área da saúde indígena e o esfacelamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O evento também teve a presença de lideranças indígenas e militares, que foram homenageados pelo Dia do Exército.



Nenhum comentário:

Postar um comentário