Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Associação Iapyrehit e Novo Airão vencem a Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana

Meninas da Associação Iapyrehit, no momento em que receberam o trofeu de campeãs das mãos do secretário Bonifácio José. Abaixo, os lances do jogo que consagrou cada uma delas na Copa Indígena de Futsal. Fotos: Isaac Júnior (Ascom/Seind)
Por: Isaac Júnior

A equipe feminina da Associação Iapyrehit (Manaus) e a seleção masculina de Novo Airão ficaram com o título da 1ª. Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus. A competição foi encerrada nesta quarta-feira (18), no ginásio Renê Monteiro, e fechou a programação das atividades esportivas do Abril Cultural Indígena na capital amazonense, um evento organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros.
Times de Novo Airão estiveram unidos até na comemoração. Abaixo, lances da vitória que garantiu o título masculino ao município

Formada por indígenas dos povos Sateré, Baré, Apurinã, Tukano, Baniwa e Tuiuca, Novo Airão confirmou o favoritismo apresentado no dia anterior e goleou o time da Associação Waykiru, do bairro Redenção, por 8 a 1. Já as meninas de Iapyrehit foram campeãs com vitória por 3 as 0 sobre a Associação Munduruku (Manaus) por 3 a 0.
Atletas de Novo Airão receberam trofeu e medalhas das mãos da chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind, Rose Meire Barbosa

O dia também foi de festa para os sateré-mawé, que conquistaram 129 pontos e foram os vencedores das competições tradicionais indígenas, realizadas na última segunda-feira, na Vila Olímpica de Manaus. Em segundo lugar ficou a Associação Munduruku, com 54 pontos, e em terceiro, a Associação Kokama, com 41 pontos.
Visão panorâmica da solenidade de premiação no ginásio Renê Monteiro

O encerramento das competições esportivas do Abril Cultural Indígena em Manaus foi coroado com uma bela apresentação do grupo indígena Bayaroá, que brindou o público com uma performance que já vem ganhando destaque nas programações culturais envolvendo indígenas na capital amazonense. “O esporte do Abril Cultural foi um momento positivo, porque permitiu o intercâmbio, o fortalecimento dos e a diversidade cultural, primeiro com as modalidades tradicionais e agora com o futsal”, disse o secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa. “Agradecemos ao nosso governador, aos parceiros, às organizações e esperamos ter uma participação maior de todos no ano que vem”, acrescentou o secretário, que entregou a premiação aos vencedores, acompanhado do secretário executivo da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Anderson Souza.
Grupo Bayaroá fechou a solenidade que marcou o encerramento das competições esportivas do Abril  Cultural em Manaus

Vitória em dose dupla
Uma das grandes vencedoras do Abril Cultural Indígena foi a goleira Sara Ramos, do povo Mura. Ela foi campeã no futsal este ano, mas já contabiliza seis medalhas conquistadas nas duas edições do Abril Cultural Indígena. No ano passado, ela ganhou quatro e este ano mais duas.
Secretário Bonifácio entrega prêmio à Sara Ramos, uma das atletas que fizeram história nos jogos

Sara dedicou os prêmios aos três filhos e ao maridão, Nilson Ferreira, com quem tem um pequeno projeto de formar futuros craques indígenas num pequeno campo de barro do bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste. “Essa conquista significa uma vitória para minha comunidade”, disse a indígena. “A esperança é que tenhamos uma competição cada maio em alto nível, que possa trazer recursos para ajudar essas comunidades também em trabalho como esse que fazemos aqui com os nossos curumins”, completou Nilson.
Além de trofeus e medalhas, indígenas também recebem um book contendo folder e informativos institucionais da Seind

Equipe e Parceiros
As competições esportivas do Abril Cultural começaram na segunda-feira e chegaram ao fim nesta quarta-feira, dentro do esperado. O êxito do evento foi possível, de acordo com a organização do evento, graças ao empenho dos servidores e colaboradores da Seind e de parceiros como a Sejel, Comando Militar da Amazônia (CMA), Secretaria Municipal de Desporto, Juventude e Lazer (Semdej),  Fundação Vila Olímpica (FVO), empresa Santa Cláudia, Grupo Simões e, principalmente, das próprias organizações indígenas. 
Comissão de arbitragem da Semdej deu conta do recado, aplicando todas as regras do futsal

Secretários e parte da "comissão de frente" que possibilitou a realização dos jogos...

...e parte da retaguarda, que procurou não deixar faltar nada aos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário