Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Indígenas começam a dar corpo à nova organização com apoio da Seind

Fidelis Baniwa é presidente da comissão que criou a Coipam. Fotos: Divulgação/Seind

Secretário Bonifácio pede compromisso mútuo para o sucesso da nova organização

Por: Isaac Júnior

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e a participação de representantes de aproximadamente 30 organizações indígenas, a 1ª. Assembleia Geral da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) foi aberta nesta segunda-feira (30), no núcleo Assy Manana, localizado na Aldeia Três Unidos, APA do Rio Negro, na Zona Rural de Manaus. Durante dois dias, as lideranças indígenas vão discutir o futuro da organização, que foi criada no fim do ano passado e, a partir da assembleia, começa a ganhar corpo.

Para regulamentar a nova entidade, os indígenas começaram a discutir o estatuto e definir o plano de ação para os próximos três anos.
Panorama da assembleia realizada na Zona Rural de Manaus

O encerramento do encontro, que é organizado pela comissão que criou a Coipam, ocorre nesta terça-feira (1º.), com a eleição do coordenador. Essa escolha, de acordo com o titular da Seind, Bonifacio José Baniwa, deve ser feita com critérios, para o bem da própria Coipam e daquilo a que ela se predispõe a fazer em benefício dessas populações no Estado do Amazonas. “Temos de escolher bem as pessoas que estarão à frente, para depois não deixar os trabalhos nas mãos de poucos, como o que está ocorrendo com a Coiab, que só tem a Sonia Guajajara e o Marcos Apurinã”, disse o secretário da Seind. “Precisamos ter coragem para decidir e usufruir das riquezas das nossas terras, pois temos hoje índios advogados, professores, para nos apresentar e representar, pelo maior fortalecimento do movimento”, acrescentou o secretário, em alusão à trajetória de luta do povo indígena, que culminou com a criação da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi) e, posteriormente, da própria Seind.

A abertura da assembleia também teve a presença de outras pessoas ilustres como o ex-titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Virgílio Viana; do vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, André Baniwa; da gerente de Educação Escolar indígena da Seduc, Alva Rosa; do coordenador da Coiab, Marcos Apurinã; do coordenador da Funai/Manaus, Luiz Fagundes; e da coordenadora da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, Raquel Munduruku.
Coordenadora da Umiab, Raquel Munduruku foi uma das que falaram em nome das mulheres indígenas

Virgílio Viana,da Fundação Amazônia Sustentável (FAS)


Para esta terça-feira são esperados o prefeito de Barreirinha, Mecias Sateré, e o ex-coordenador da Coiab e ex-secretário da Seind, Jecinaldo Barbosa Sateré.

Nata do Movimento
Presidente da comissão e virtual coordenador da Coipam, o artista e líder indígena Fidelis Baniwa agradeceu a participação de todos na assembleia e reconheceu que o número de participantes superou as expectativas de todos, principalmente por contar com a nata do Movimento Indígena do Estado. “O encontro é muito importante em nível de Amazonas e o desafio está posto”, disse. “A criança já tem nome e um estatuto costurado”, completou André Baniwa.
Vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, André Baniwa apresentou palavras de incentivo à nova organização 

Cabeça erguida
Para Virgilio Viana, os indígenas precisam estar de cabeça erguida e isso tem a ver com a luta da Coiab de se manter viva. A Coipam deve estar fortalecida e, com os “pés no chão”, buscar estratégias para enfrentar “tabus”, como a questão da mineração em terras indígenas, da madeira com plano de manejo e outras. “Uma forma de a Coipam ser bem sucedida é terceirizar o financeiro e o administrativo, para se dedicar só às questões políticas do movimento”, sugeriu. “A Seind pode ajudar na realização de um encontro estadual de lideres duas vezes por ano”, acrescentou Virgílio Viana que, ao lado do ex-governador e atual senador Eduardo Braga, teve um papel importante na inserção dos indígenas dentro do governo estadual.

Também foram convidadas a participar das discussões as seguintes organizações: CGPH, Amimp, Aspim, Tumup, Opiajbam, Coikas, Upimas, Akang, Foirn, Acimirn, Asiba, CGTT, Foccitt, Unipi-MAS, Acic, Opittampp, Opiam, Upims, Cim, CGTSM, Focimp, Univaja, CPIMJ, MIM, Copiam, Umiab, Meiam, Focimp, Opiaj, Copju e CPSM.

------------------------------------
PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA COIPAM
DATA: 30/04 e 1/05/2012
LOCAL: Núcleo Assy Manana, Aldeia Três Unidos, APA do rio Negro, boca do rio Cueiras, Zona Rural de Manaus.
29/04: chegada das lideranças indígenas a Manaus (aeroporto e portos hodroviários).
SAÍDA DE MANAUS: (barco regional) para Três Unidos, APA Rio Negro, Boca do rio Cueiras.
LOCAL: Marina do Davi, Barco Regional Silva Lopes 2, às 23h do dia 29 de abril de 2012.
*O barco estará ancorado na Marina do Davi, a partir das 8h do dia 29/04.

Manhã, 30 de abril de 2012 
6h às 8h – Hospedagem e credenciamento dos participantes.
8h às 9h – Café da manhã.
9h às 10h – Solenidade de Abertura – Centro comunitário.
Boas vindas (presidente da comissão da Coipam), composição da mesa de abertura (Coipam, Coiab, Seind, FAS, Seduc, Funai, Searp e Aleam).
10h às 11h – Lições aprendidas do programa Bolsa Floresta para as Terras Indígenas no Amazonas.
Expositor: prof. Virgílio Viana.
11h às 12h – Apresentação da trajetória do Movimento Indígena do Estado do Amazonas.
Expositor Indígena: Manoel Moura Tukano
12h às 13h30 – Intervalo (almoço)

Tarde, 30 de abril de 2012 
13h30 às 15h30 – Definição de Temas para trabalho em grupo – Casa Digital
(Saúde, Educação Escolar Indígena, Cultura, Sustentabilidade Econômica, Rio+20).
15h30 às 15h45 – Intervalo.
15h45 às 17h – Grupos de trabalho da Assembleia da Coipam – Salas de aula da escola.
17h – Encerramento.
19h – Jantar.

Manhã, 1º. de maio de 2012
7h às 8h – Café da manhã.
8h30 às 9h – Apresentação e leitura do Estatuto Social da Coipam – Casa Digital.
(perfil da Coipam, bases regionais)
9h às 9h15 – Intervalo.
9h15 às 12h – Apreciação e aprovação do Estatuto Social da Coipam.
12h às 13h30 – Intervalo (almoço).

Tarde, 1º. de maio de 2012
13h30 às 15h30 – Eleição e posse da diretoria executiva da Coipam.
15h30 às 17h30 – Encerramento com apresentações culturais indígenas.
19h – Jantar.

Fonte: Coipa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário