Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DSEI/Manaus realiza conferência no fim deste mês em Manaus



Reunião entre membros da comissão do DSEI/Manaus realizada este mês em Manaus. Foto: Ascom/Seind

As conferências locais e distritais da saúde indígena previstas para este ano começaram a ser discutidas e definidas pela comissão do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Manaus), em reunião realizada no último dia 3 de abril, na sede do Ministério da Saúde em Manaus. A primeira delas está prevista para os dias 25 e 26 de abril, na comunidade Nossa Senhora da Saúde, localizada na zona rural da capital amazonense.

As conferências servem para avaliar a situação e propor diretrizes que possibilitem a formulação das políticas de saúde indígena, além de buscar compreender quais as necessidades das populações e o que é possível ser feito para que todos tenham acesso aos serviços, com qualidade e humanização.

A Seind foi representada na reunião pelo servidor Adail Munduruku, que integra a Comissão de Infraestrutura e Logística do DSEI/Manaus. Também participaram das discussões o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi/AM), Genilson Mura; Edivaldo Oliveira Mura (representante da Funai), Josilda Souza (do Núcleo de Saúde Indigena da Secretaria Muncipal de Saúde (Semsa), entre outros.

O DSEI Manaus localiza-se em uma área que vai desde a região metropolitana da capital amazonense até o centro-leste do Estado do Amazonas. O distrito atende a aproximadamente 24 mil indígenas, em 17 polos bases, distribuídos entre os municípios de Manaus, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Manicoré, Berururi, Careiro e Anamã.

Outras conferências
Até o fim do ano, mais oito conferências deverão ser realizadas no Amazonas em preparação para a conferência regional e, consequentemente, a nacional, que está prevista para o fim de novembro, em Brasília.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário