Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Futebol, corrida de saco, cabo de guerra, arco e flecha...


O futebol de campo masculino foi uma das modalidades a atrair o maior número de equipes para a terceira edição do Abril Cultural Indígena e teve como campeão, o time Gavião Waykiru, que é formado por atletas indígenas que moram na região do bairro Tarumã (Zona Oeste de Manaus).  O título foi conquistado nos pênaltis, por 2 a 0, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar com a equipe Associação Iapyrehit, da Redenção (Zona Centro-Oeste).

Além de campeão, o Gavião Waykiru teve o melhor goleiro (Breno) e o craque da competição (o meia Louro). 
Capitão e técnico do time, André Sateré (ao centro), com o troféu de campeão e acompanhado do craque da competição, Louro Mura (à esquerda), e o goleiro Breno. Fotos: Ascom/Seind
Também disputaram o futebol masculino da competição a Associação Comunitária Wochmaücü (ACW), Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), Organização das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé de Manaus (Omism), Nação Indígena, Comunidade Rouxinou, Associação Poterikaã-Numia (APN) e Associação Bayaroá.
Apesar do forte calor, boas partidas são registradas, com gols em todas elas
As competições esportivas marcaram o primeiro dia do Abril Cultural Indígena de 2013, que foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (Dia do Índio), no 1º. Batalhão de Infantaria de Selva (1º. BIS) em Manaus.

O evento é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros como o Comando Militar da Amazônia (CMA), a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e a Prefeitura Municipal de Manaus.  
Terceira edição do Abril Cultural Indígena faz a alegria das comunidades de Manaus e do entorno da cidade
Enquanto uns pulam, gritam, correm, saltam e jogam, outros conferem as novidades da segunda edição do informativo da Seind, Pusika Puranga, que foi distribuído durante o evento
Outro destaque do dia foi a Associação Omism, que conquistou o tricampeonato no cabo de guerra feminino e, de quebra, também ficou com o título do futebol feminino.
Cabo de guerra reúne juventude e experiência, mas vitória ficou com...
...as meninas da Omism, que também venceram no futebol feminino. Teve medalha para todas elas

Para algumas, premiação é motivo de orgulho
Ao final do dia, o coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da Seind, Rafael Costodio Tikuna, considerou a realização do evento positiva e agradeceu a participação de todos os atletas indígenas e dos parceiros. “Foi um dia cheio e bem proveitoso, com resultados positivos, graças ao trabalho em parceria que fizemos com os próprios servidores da Seind, o pessoal do Exército e da Sejel”, comemorou o indígena.
Servidores da Seind, entre eles Rafael Tikuna (sendo entrevistado por emissora de TV), e colaboradores da secretaria, em mais um dia de muito trabalho

No final, a certeza do dever cumprido. O evento alcança êxito esperado


Mais Abril Cultural
O Abril Cultural Indígena continua neste sábado (20), na Ponta Negra, a partir das 10h, com a Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas. Às 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra, ocorre o evento em comemoração ao “Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro”. Na ocasião, também haverá apresentações culturais indígenas como o grupo Bayaroá, Natinho Tikuna (grupo Ewaré) e Djuena Tikuna. 

A “Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas” prossegue no domingo (dia 21), das 10h às 21h, na Ponta Negra.

Interior
Neste fim de semana será realizada na comunidade indígena Fortaleza do Patauá, em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), os 8º. Jogos Indígenas de Manacapuru. Simultaneamente, na terra indígena Kwatá Laranjal (Borba) ocorre o Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku.


CONFIRA QUEM FORAM OS CAMPEÕES DAS
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS REALIZADAS
NESTA SEXTA-FEIRA (19) EM MANAUS
MODALIDADE
CAMPEÃO (a)
VICE-CAMPEÃO (a)
Futebol
Masculino

Gavião/Waykiru

Associação Iapyrehit
Futebol
Feminino
Associação Omism

Baniwa
Corrida de saco masculino
Isaías Nunes
(Associação APN)
Hélio Souza (Gavião Waykiru)

Corrida de saco feminino
Sara Oliveira (Assentamento Indígena Tarumã)
Camila Lins (Gavião Waykiru

Atletismo – 100 metro rasos masculino
Érico Souza Sateré
Josué Sales
Atletismo – 100 metro rasos feminino
Drihelly Mady
Sateré (Colônia Antônio Aleixo)
Fabrícia Santana Mura
(Associação Omism)
Cabo de guerra masculino
Associação Amism
Assoc. Comunitária Wochmaücü (ACW)
Cabo de guerra feminino
Associação Omism
Assentamento Indígena Tarumã
Arco e flecha masculino
José Maru (Nação Indígena)
Pedro Hamaw Sateré (Associação Inhãa-Bé)
Arco e flecha feminino
Maria do Carmo Sateré
(Associação Inhãa-Bé)
Natação masculina
Dênis Robert
Breno Rodrigues
Fonte: Seind e Sejel

Nenhum comentário:

Postar um comentário