Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Governo abre inscrições para processo seletivo de Técnico em Enfermagem em Coari (AM)

A partir desta quarta-feira (dia 24), o Governo do Amazonas abre inscrições para a seleção do Curso Técnico em Enfermagem destinado a indígenas que vivem no município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). O curso é executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).           

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e pagar uma taxa de R$ 25. As inscrições podem ser feitas na unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) localizada na Rua C, s/nº, Conjunto Amazonino Mendes, no bairro União, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

No ato da inscrição, o indígena terá de apresentar Carteira de Identidade com foto legível, ficha devidamente preenchida (adquirida no local de inscrição) e comprovante de pagamento da taxa, que deve ser paga no próprio local.

Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas neste Portal da Seind, conforme informações abaixo.
----------------------------

EDITAL 008/2013-DAC/CETAM
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – NÍVEL TÉCNICO
PROCESSO SELETIVO ABERTO ÀS COMUNIDADES INDÍGENAS
ALDEADAS NO MUNICIPIO COARI

O GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, por intermédio do CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM, torna público que estarão abertas as inscrições para a Seleção dos CURSOS TÉCNICOS abaixo relacionados. Somente poderão participar desta seleção candidatos que tenham concluído o Ensino Médio.  É vedada a participação de candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino superior e que estejam cursando ou tenham concluído outros Cursos Técnicos do CETAM.

CURSOS 
  Nº DE VAGAS
       TURNO
Técnico em Enfermagem - Indígena
40
        Noturno
 
 





1 -   DAS INSCRIÇÕES:
1.1  Período: 24 de abril a 6 de maio de 2013.
1.2  Valor Taxa de Inscrição: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
1.3  Local: UEA localizada na Rua C, s/nº- Conjunto Amazonino Mendes - Bairro União.
1.4  Horário:  8:00 às 12:00 horas e de 14:00  às 17:00 horas.
1.5  Para efetuar a inscrição o candidato deverá apresentar:
1.5.1  Documento de Identidade com foto legível (original).
1.5.2  Ficha de inscrição devidamente preenchida (adquirida no local de inscrição).
1.5.3  Comprovante pagamento da taxa (pagamento no local de inscrição).
1.6      O candidato que necessitar de condição especial para realização da prova deverá solicitá-la até dia 13 de maio de 2013, por meio de requerimento acompanhado da cópia simples do CPF e de Laudo Médico (original ou cópia autenticada) que justifique o atendimento especial solicitado e encaminhar via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento para a Comissão Permanente de Concursos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, localizado na Av. Djalma Batista, 440A – Nossa Senhora das Graças – CEP 69050-010.
1.6.1  O candidato que não o fizer até o dia 13 de maio de 2013, seja qual for o motivo alegado, não terá a condição atendida.
1.6.2  O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
1.6.3  O laudo médico terá validade somente para este processo seletivo e não será devolvido assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
1.6.4  O encaminhamento do requerimento, da cópia simples do CPF e do laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A COPEC/CETAM não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.
1.7      O comprovante de Inscrição deverá estar de posse do candidato durante todo o certame, para eventual certificação e consulta da Comissão.
1.8      O interessado que desejar a isenção de pagamento da taxa de inscrição neste Processo Seletivo deverá no período de 15 a 19 de abril de 2013, das 8 horas às 17 horas, na UEA localizada na Rua C, s/nº- Conjunto Amazonino Mendes - Bairro União, entregar pessoalmente ou por terceiro, o requerimento de solicitação de isenção (duas vias), devidamente digitado e assinado, munido da cópia simples do CPF, identidade e com os seguintes comprovantes:
a)     No caso de empregados que percebam até 3 salários mínimos - cópia autenticada do contracheque atual ou documento similar;
b)     No caso de trabalhadores ambulantes, prestadores de serviço e os que exerçam qualquer tipo de atividade autônoma, desde que não cumulada com outra atividade cuja remuneração, somada, faça exceder a três salários mínimos – declaração original de renda expedida por Contador devidamente registrado no seu órgão de classe;
c)     No caso de desempregados - cópia autenticada da carteira de trabalho – páginas que contenham fotografia, identificação e contrato de trabalho, inclusive a última página em branco ou declaração pessoal da situação.
1.8.1      A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 22 de abril de 2013, no local designado para inscrição;
1.8.2      O candidato que tiver seu pedido de isenção deferido deverá efetuar a sua inscrição conforme procedimentos descritos no item 1 deste edital.
1.8.3      O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido deverá efetuar a sua inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, conforme procedimentos descritos no item 1 deste edital.

2 -   DA SELEÇÃO:
2.1      O Exame de Seleção será realizado em etapa única e constará de 40 questões objetivas, sendo: LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões), MATEMÁTICA (10 questões), BIOLOGIA (10 questões) e QUIMICA (10 questões) com conteúdo do Ensino Médio.
2.2      As provas serão aplicadas no dia 16 de junho de 2013 (domingo), no local e horário determinados abaixo:
2.2.1      Local da Prova: Escola Estadual João Vieira – Rua Vieira Martins, nº 828 – Itamarati;
2.2.2      Horário: 9 horas - o portão será fechado exatamente às 9 horas e não será admitido ingresso de candidato ao local de realização da prova após o horário fixado;
2.3      A prova terá duração máxima de 03 (três) horas com questões de múltipla escolha, contendo alternativas de “A” a “D”, e uma única resposta correta.
2.4      As provas terão por base o conteúdo programático constante do Anexo I, parte integrante deste Edital.
2.5      O candidato deverá chegar ao local das provas com 01 (uma) hora de antecedência do horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de ponta grossa com tinta preta ou azul escuro e do documento de identidade original.
2.6      Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data ou em horário diferentes dos pré-determinados neste edital.
2.7      Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade (via original), em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado da seleção.
2.8      Não será aceito Boletim de Ocorrência e nem a cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.
2.9      É vedado o ingresso nos locais de prova de candidato portando ou fazendo uso de qualquer tipo de armas e/ou aparelho eletrônico de comunicação, tais como bip, telefone celular, relógio digital com dispositivos de comunicação, rádio, calculadora, ou similares, sendo automaticamente eliminado do concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
2.10    O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início das provas.
2.11    Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no site http://www.cetam.am.gov.br, no máximo, até 24 horas após a realização das mesmas.
2.12    Será eliminado da seleção o candidato que zerar em qualquer uma das disciplinas que compõe a prova.
2.13    A Prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos e cada questão certa valerá 1 (um) pontos.
2.14    Ocorrendo empate no total de pontos obtidos pelo candidato, o desempate beneficiará sucessivamente, aquele que obtiver: 1) maior nota em Língua Portuguesa; 2º) Maior nota em Biologia e 3º) persistindo o empate terá precedência o candidato mais idoso:
2.15    A classificação será feita em ordem decrescente de pontuação, somando-se os pontos obtidos na Prova Objetiva, seguindo o critério de desempate do item 2.14 deste edital.
2.16    O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para interpor recurso contra o pedido de isenção, a aplicação da prova, os gabaritos oficiais preliminares e os resultados, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses eventos.
2.16.1      Os recursos deverão ser digitados e entregues sob protocolo, no mesmo local determinado para inscrição, em horário de expediente, das 8h às 12h e das 14h às 17h dirigidos ao CETAM/COPEC.
2.16.2      Os candidatos deverão entregar o recurso em três vias (original e duas cópias).
2.16.3      Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, sendo desconsiderado recurso de igual teor.
2.16.4      Quanto às questões da prova e gabaritos, o candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão. O recurso deverá ser apresentado com as seguintes especificações:
a)     Capa única, constando o nome, o curso, o número de inscrição e a assinatura do candidato;
b)     Folhas separadas para questões diferentes e em cada folha, identificação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pela Comissão Organizadora;
c)     Para cada questão, argumentação lógica e consistente, contendo a fundamentação das alegações, comprovadas por meio de citação de artigos amparados pela legislação, itens, páginas de livros, nome dos autores e anexando sempre que possível cópia da documentação comprobatória;
d)     Não deve haver identificação do candidato nas folhas com as questões e argumentações.
2.16.5      Os recursos deverão conter argumentações devidamente fundamentadas e justificadas;
2.16.6      Os pontos correspondentes às anulações de questões da prova de determinado curso serão atribuídos a todos os candidatos submetidos à mesma prova.
2.16.7      O gabarito divulgado poderá ser alterado em função dos recursos impetrados e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo;
2.16.8      Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste Edital;
2.16.9      Os recursos interpostos inconsistente, intempestivo e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão indeferidos;
2.16.10   Todos os recursos recebidos serão analisados pela Comissão de Concursos do CETAM, que emitirá parecer conclusivo após 04 (quatro) dias úteis.

3 -  DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:
3.1      O curso será gratuito e a entrega de documentos para efetivação da matrícula será realizada no período de 29 a 31 de julho de 2013, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.
3.2      Documentos necessários (original e cópia):
3.2.1      Registro Administrativo de Nascimento de Índio – RANÍ, expedido pela FUNAI;
3.2.2      Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado Militar;
3.2.3      Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado do Histórico Escolar;
3.2.4      02 fotos 3x4.
3.3      Local: UEA localizada na Rua C, s/nº- Conjunto Amazonino Mendes - Bairro União;
3.4      O candidato classificado que, por qualquer motivo, não entregar os documentos para matrícula no prazo estipulado, perderá direito à vaga e será substituído imediatamente pelo candidato subsequente na lista de aprovados, não podendo, por isso, pleitear matrícula.

4 -  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1      O presente Exame de Seleção só terá validade para as matrículas no ano de 2013.
4.2      O resultado final e a relação dos candidatos dentro do número de vagas para cada curso será disponibilizado no site http://www.cetam.am.gov.br e divulgado no município.
4.3      O preenchimento das vagas dar-se-á por processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente da pontuação até o limite do número de vagas oferecidas.
4.4      Além da disponibilidade para estudar no horário de funcionamento dos cursos constantes no presente edital, o candidato deverá ter disponibilidade de horário para o cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios, de natureza prática, tais como Estágio Profissional Supervisionado, aulas práticas e projetos específicos, conforme previsto na estrutura curricular de cada curso. 
4.5      Não serão concedidas vistas ou recontagens de pontos de provas, qualquer que seja a alegação do candidato, face à correção ser procedida por meio de processamento eletrônico.
4.6      As disposições e instruções contidas no Cartão de Confirmação, nos cadernos de provas e nos materiais do dia da prova constituem normas que passam a integrar o presente Edital.
4.7      O CETAM não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas.
4.8      No dia de realização da prova não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da prova e/ou a critérios de avaliação e classificação.
4.9      Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante nova publicação do item ou itens alterados.
4.10    Os casos omissos serão decididos pela Diretora-Presidente do CETAM.

                                                    Manaus, 02 de abril de 2013.

JOÉSIA MOREIRA JULIÃO PACHECO
Diretora-Presidente


ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
2. FONÉTICA.
3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA.
4. MORFOLOGIA. Classe de palavras: emprego do substantivo, adjetivo, advérbio, preposição, conjunção, pronome, verbo.
5. SINTAXE: Análise sintática, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, colocação pronominal e emprego da crase.
6. PONTUAÇÃO.
7. ESTILÍSTICA. Linguagem figurada: metáfora, metonímia, anacoluto, elipse, silepse de gênero, número e pessoa.   
8. SEMÂNTICA. Homonímia, paronímia, sinonímia (relação de analogia) e antonímia.

MATEMÁTICA 

1. ARITMÉTICA – Operações com números reais e suas propriedades: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação; médias: aritmética (simples e ponderada), geométrica; razões, proporções e suas propriedades; regra de três simples e composta: juros simples e porcentagens; problemas envolvendo as operações com números reais.
2. ÁLGEBRA – Expressões algébricas: valor numérico e operações; equações e inequações do 1º grau; equações e inadequações do 2º grau; problemas envolvendo equações de 1º e 2º graus; conjuntos: conceito, elemento, pertinência, representação; conjunto unitário e conjunto vazio; conjunto universo; conjuntos iguais; subconjuntos; operações e propriedades; conjuntos finitos e infinitos; conjuntos numéricos e intervalos; relações e funções: produto cartesiano, funções elementares: função constante, função identidade, função afim, função quadrática, função modular, função recíproca, função definida por várias sentenças, funções pares, ímpares, crescentes, decrescentes; funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; função composta, função inversa; logaritmos: definição, propriedades, mudanças de base, equações logarítmicas; função logarítmica: definição, propriedades, representação gráfica; função exponencial: definição, propriedades, representação gráfica, equações exponenciais; seqüência aritmética e seqüência geométrica, análise combinatória: arranjos simples, combinações simples, permutações simples, binômio de Newton; matrizes e determinantes: propriedades e operações; resolução de sistemas lineares com duas e três variáveis; polinômios e equações algébricas.
3. GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL Noções primitivas: ponto, reta, plano; ângulo; polígono convexo; paralelismo e perpendicularismo de retas; teorema de Tales, semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo e num triângulo qualquer; relações métricas no círculo; área das figuras planas; poliedros convexos; área total e volume dos sólidos geométricos: pirâmides, cilindros, cones, prismas regulares e esferas.
4. TRIGONOMETRIA – Arcos de circunferência, medida de um arco, graus, grado e radianos, conversão de unidades, arco orientado e arcos côngruos; funções trigonométricas: seno, co-seno, tangente, co-tangente, secante e co-secante; relações entre as funções trigonométricas: relações fundamentais, relações derivadas, identidades trigonométricas e valor das funções trigonométricas; redução ao 1º quadrante; equações trigonométricas; adição e subtração de arcos, arco duplo e arco metade; transformações de produtos; resoluções de triângulos.
5. GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA – Coordenadas cartesianas no plano; distância entre dois pontos; divisão de um segmento numa razão dada; área de triângulo e área de polígono; linha reta: formas de equação da reta, coeficientes angular e linear, posição relativa de duas retas, feixes de retas, distância de um ponto a uma reta, ângulo entre duas retas; circunferência: equação da circunferência conhecidos centro e raio, posição de um ponto em relação a uma circunferência, posição de uma reta em relação a uma circunferência, posição relativa de duas circunferências. Estudo das cônicas: parábola, elipse e hipérbole.

BIOLOGIA

1. CITOLOGIA – ESTUDO DA CÉLULA: substâncias da célula. ORGANIZAÇÃO CELULAR: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A VIDA DA CÉLULA. Energia para as atividades celulares. Transporte através da membrana. Respiração celular. Coordenação das atividades celulares. DIVISÃO CELULAR. Fases da Mitose. Fases da Meiose I e II.
2. GENÉTICA – Experiência de Mendel. Cruzamentos com par de alelos. Noções de probabilidade. Alelos múltiplos e grupos sangüíneos. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. 2ª lei de Mendel e interação gênica. Ligação fatorial e recombinação gênica. Os genes na população.
3. SERES VIVOS – Evolução e diversidade. Procariontes. Bactérias. Cianoficea. ALGAS, FUNGOS, LÍQUENS. METAPHYTA. Classificação. Briófitas. Pteridófitas. Gimnospermas. Angiospermas. Evolução da reprodução. ORGANIZAÇÃO DAS ESPERMATÓFITAS. Noções da célula vegetal. Tecidos vegetais. Desenvolvimento e Organização interna.
4. EVOLUÇÃO – Teorias evolucionistas. Evidências da evolução. Mecanismos da Evolução. Evolução x equilíbrio. Origem de novas espécies.
5. ECOLOGIA – População. Relações entre os indivíduos da população. Comunidade. Energia e Matéria no Ecossistema. Biosfera. A espécie humana e o ambiente.
6. FISIOLOGIA DAS ESPERMATÓFITAS – Fotossíntese. Osmose e Sucção celular. Absorção pela raiz. Fisiologia da folha. Condução da seiva. Crescimento e Desenvolvimento.
7. ORIGEM DOS SERES VIVOS – A terra primitiva e sua atmosfera. Os oceanos primitivos e a origem da vida.

QUÍMICA

1. INTRODUÇÃO: Misturas e substâncias; elementos; equações químicas; leis ponderais e volumétricas das combinações químicas; hipótese de Avogadro.
2. ESTRUTURA DA MATÉRIA: Natureza elétrica da matéria; partículas fundamentais; o núcleo; número atômico e de massas; principais modelos atômicos e configuração eletrônica dos elementos; valência, ligações químicas e radioatividade.
3. TABELA PERIÓDICA:  Periodicidade das propriedades; estrutura geral da classificação periódica.
4. REAÇÕES QUÍMICAS:  Conceito; classificação; cálculo estequiométrico.
5. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Ácidos e bases (teoria de Arhenius, Bronsted e Lewis); sais; óxidos; nomenclatura e propriedades.
6. SOLUÇÕES: Conceito; classificação e concentração.
7. ESTUDO DOS GASES: Leis dos gases; propriedades dos gases; equação geral dos gases e misturas dos gases.
8. TERMOQUÍMICA: Calor das reações químicas; equações termoquímicas; diagramas de energia; Lei de Hess.
9. EQUILÍBRIO QUÍMICO: Conceito; Lei de ação das massas.
10. CINÉTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS: Conceito de velocidade de reação; expressão da velocidade; ordem de reação e catalisadores.
11. ESTUDO DO CARBONO: Tetravalência do carbono; configuração do carbono; ligações dos átomos de carbono; tipos de cadeias formadas pelas ligações dos átomos.
12. ISOMERIA: Conceito; classificação.
13. ESTUDOS DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: Hidrocarbonetos – alcanos, alcenos, alcinos, ciclanos, aromáticos (nomenclatura, propriedades químicas e obtenção). Álcoois – fenóis, aldeídos, cetonas, éteres, ácidos carboxílicos, aminas, nitrilas, isonitrilas, tióis, haletos (nomenclatura). Séries Orgânicas – homóloga, isóloga, heteróloga.
14. AMINOÁCIDOS: Lipídios e Proteínas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário