Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Seind e Unicef discutem ações de combate ao consumo de drogas e a violência


Secretário Bonifácio recebe os representantes do Unicef, Emily Costa e Unai Sacona. Foto: Ascom/Seind

A ociosidade das crianças indígenas, o consumo de drogas e o aumento no índice de suicídio de indígenas em municípios como São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). Esses e outros assuntos foram discutidos durante reunião realizada no último dia 4 em Manaus, entre o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Após as discussões, um trabalho em conjunto foi proposto no sentido de promover ações conjuntas de combate a esses problemas sociais, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), do qual o Unicef também faz parte.   

O secretário destacou os avanços conquistados pela Seind nos últimos anos, em parceria com outras secretarias e instituições que compõem o Comitê Gestor, mas disse que é preciso avançar mais, principalmente com relação à educação indígena, à demarcação de terras e à saúde dos povos indígenas. Bonifácio sugeriu a criação do Seminário de Educação Indígena Integrado, que deverá abranger três pontos: a educação escolar convencional, a educação indígena (que seria a transferência de conhecimento de pai para filho) e a educação escolar indígena, que é a união entre as duas educações, a escolar tradicional e a indígena.

O Unicef foi representado na reunião pelo chefe da Plataforma Amazônia da instituição, Unai Sacona, e a oficial de Monitoramento e Avaliação, Emily de Andrade Costa. Ambos solicitaram do secretário, um estudo de causa dos problemas em São Gabriel da Cachoeira para que fossem tomados os encaminhamentos em relação às ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário