Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aniversário de Manaus com programação que valoriza o povo indígena


Uma vasta lista de atividades está confirmada em comemoração ao aniversário de Manaus – foto: divulgação
 
A tradição e a história dos povos indígenas serão lembradas durante a programação cultural do aniversário de 344 anos da cidade de Manaus. Música, exposição artística, visual e dança serão algumas das atividades apresentadas pelas etnias sateré mawé, tikuna, tukano e munduruku.
A ação, promovida pelo Conselho Municipal de Cultura (ConCultura), também envolve oito segmentos artísticos locais. O encontro acontece no período de 22 a 25 no Parque do Mindu.
Durante toda a semana o público vai conferir palestras e oficinas artesanais. Na abertura o assunto a ser abordado será a história dos sateré mawé, ministrado pelo representante do segmento, Pedro Hamaw.
Paralelamente, os participantes ainda poderão conhecer os produtos confeccionados pelos indígenas residentes na região do rio Negro. Os materiais estarão disponíveis para a comercialização.
Hamaw adianta que em sua apresentação vai relembrar a ocasião em que duas famílias de sua etnia resolveram deixar a terra onde viviam para fixar residência em uma capital, no caso, aqui em Manaus. Segundo ele, um dos objetivos da palestra é mostrar aos manauenses as perdas culturais que o seu povo sofre. A atividade terá duração de 45 minutos. “Também teremos rituais, mostras de pinturas e cantos. Cerca de 16 pessoas estarão envolvidas na abertura”, divulga.
No dia 23, participam do evento os grupos musicais representantes dos povos tikunas: Wotchimaücü e a cantora Djuena Tikuna e banda. Neste dia, o público assiste a duas palestras: a primeira com o tema “História da comunidade tikuna em Manaus”, apresentada por Aguinilson Péres; e “Ritual da moça nova” desenvolvida por Deniziu Péres.
Quem ainda não conhece os procedimentos de um ritual indígena vai poder assistir a todos os passos do “A união dos povos indígenas”, no terceiro dia de agenda. Além da palestra “Reconhecimento da cultura munduruku”, exibida por Dobertino Ribeiro, o programa ainda exibe o tema “Conhecimentos tradicionais do povo munduruku”, com Nath Macedo. 
No encerramento o público ainda assiste aos rituais kapwyá, carriçu, mawacu e japurutu. No quadro de ministrações estão: “Gente do rio Negro – comida e bebida dessana” e “Gente do rio Negro – Dança e conhecimento tradicional tukano”.
 
Programação Cultural
Além da semana dedicada à cultura indígena, o ConCultura ainda apresenta as seguintes ações: Exposição de ´Cerâmica Tarumã´, que acontece de 28  de outubro a 6 de dezembro, de 8h à 21h, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), no Centro; o Seminário Em Foco, nos dias 22 e 23, de 18h às 21h, na Academia Amazonense de Letras(AAL), também no Centro; e a primeira Mostra Panamazônica de Arte, que será realizada entre os dias 19 e 25. O evento acontece no Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, Zona Sul.
 
Fonte: Jornal Em Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário