Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos 50 anos, indígena realiza o sonho de concluir o Ensino Superior




Mãe de quatro filhos e avó de quatro netos, aos 50 anos a indígena da etnia Baré, Maria Assunção de Souza, realizou na última sexta-feira (11), o sonho de tornar-se pedagoga formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Maria Assunção fez parte do grupo de 20 finalistas dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Normal Superior que recebeu a outorga de grau em cerimônia realizada no auditório da reitoria da UEA.

Natural de São Gabriel da Cachoeira (município distante 852 quilômetros de Manaus), a mais nova pedagoga formada pela UEA considera ter vencido uma importante etapa da vida. “Consegui realizar um sonho que não tive condições de conquistar durante a minha juventude. Em 2007, quando passei no vestibular foi um momento de muita emoção e hoje, sem dúvidas, o dia é de grande felicidade pra mim e pra toda a minha família”, declara com alegria.

Com o diploma nas mãos ela motiva filhos e netos, destacando que nunca é tarde para buscar a realização de um sonho. “Estou cheia de planos para o futuro. Quero continuar estudando e fazer uma pós-graduação. Sei que ainda há tempo para realizar muitos outros sonhos”, enfatiza.

Assim como Maria, Zaqueu Souza também é exemplo de perseverança e persistência. Aos 35 anos ele conclui o curso Normal Superior iniciado em 2002. “Comecei a trabalhar muito cedo e apesar do tempo que levei para concluir o curso, nunca pensei em desistir. Agora quero continuar estudando e fazer parte da próxima turma do curso de mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA”, planeja.

Os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e Pedagogia são ofertados na Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, Nº. 2.470, bairro Chapada, em Manaus.

Texto e foto: Lívya Braga (UEA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário