Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Novo coordenador da Coiab é apresentado à sociedade em evento na ALE/AM


Novo coordenador da Coiab, Maximiliano Tukano é apresentado, com os demais membros. Fotos: Aldizângela Brito - Ascom/Seind


O indígena Maximiliano Tukano foi apresentado nesta terça-feira (dia 8), em Manaus, como novo titular da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). A cerimônia foi no auditório Cônego Azevedo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), e teve a participação de instituições como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que tem sido parceira da entidade nos últimos anos.  
Da esquerda para a direita: secretário Bonifácio José Baniwa (Seind); presidente do Conselho Fiscal (Coiab), Benjamin Baniwa; secretário (Coiab), João Neves Galibi; coordenador (Coiab), Maximiliano Tukano; deputado Sidney Leite; e a tesoureira (Coiab), Francinara Baré

Liderança do rio Negro, Maximiliano foi eleito durante a 10ª Assembleia Geral Ordinária e Eletiva da entidade, que foi realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, na terra indígena Umutina, localizada no município de Barra do Bugres (MT).

O ex-diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) assume o lugar de Marcos Apurinã, que ficou quatro anos à frente da Coiab.

A posse também foi acompanhada pelo deputado Sidney Leite (DEM), que é o atual presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da ALE/AM.   

A equipe coordenada por Maximiliano Tukano é formada ainda por Lourenço Krikati (vice-coordenador), do Maranhão; João Neves Galibi (secretário), do Amapá; e Francinara Baré (tesoureira), também da região do rio Negro.
Francinara Baré recebe colar de incentivo para a luta que se inicia

Organização
A Coiab foi criada em abril de 1989 e é composta por 75 organizações membros dos nove Estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Com sede em Manaus e uma representação em Brasília, a Coiab atua na defesa dos direitos básicos dos indígenas, como terra, saúde, educação, economia e interculturalidade. A entidade representa cerca de 160 diferentes povos indígenas com características particulares, que ocupam aproximadamente 110 milhões de hectares no território amazônico.     
Outros momentos do evento realizado no auditório Cônego Azevedo, da ALE/AM



Nenhum comentário:

Postar um comentário