Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Indígenas de Novo Airão começam a ser inseridos no Cadastro Único



Preparação para o Cadastro Único em Novo Airão foi realizada entre os dias 16 e 20 de setembro. Fotos: Cláudio Apurinã - Divulgação/Seind

Aproximadamente 20 comunidades indígenas do Amazonas começam a ser inseridas, neste fim de semana, no Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal. Além de identificar o número de indígenas nas comunidades que serão visitadas, o cadastro permitirá conhecer a realidade socioeconômica dessas pessoas, para que tenham acesso a políticas públicas, programas e serviços socioambientais direcionados às populações e povos tradicionais. 

Articulada pelo Instituto Indígena Makwitá, a ação é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), da Prefeitura Municipal de Novo Airão e da Fundação Nacional do Índio (Funai).  

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Em Novo Airão, o trabalho será feito por 20 pessoas (entre indígenas e não indígenas), que foram selecionadas, após participarem de um curso de capacitação realizado entre os dias 16 e 20 de setembro.

“Com o cadastro, nós mapearemos as localidades e teremos o número de indígenas que poderão receber beneficiados que vão desde programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, a criação de escolas”, informou o técnico da Seind, Cláudio Pequeno Apurinã.
Técnicos mostram certificado que os capacitam a trabalhar no Cadastro Único

Em princípio, o processo cadastral atenderá apenas os moradores que vivem nas zonas rural e ribeirinha de Novo Airão. Entre os futuros beneficiados estão indígenas dos povos Lanawa, Apurinã, Baré e Tikuna.

“Vamos subir o rio, num trabalho que não será fácil, porque as comunidades estão muito dispersas”, prevê Cláudio Apurinã.  
Representante da Seind, Cláudio Apurinã (à esquerda) também se preparou para encarar 'maratona'

Palestras
Antes de efetivar o cadastramento dos indígenas, que num outro momento também percorrerá a área urbana de Novo Airão, os técnicos envolvidos ministrarão palestras informativas sobre a ação, que está prevista para ser encerrada no dia 14 deste mês.

O Cadastramento Único também deverá atender a indígenas de outros municípios do Estado do Amazonas, que possui 168,7 mil indígenas em sua totalidade, de acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário