Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Seind reúne acadêmicos e ex-acadêmicos para avaliar ensino superior no Amazonas


Pós graduada em Gestão Pública, Linda Marubo está entre as ex-acadêmicas indígenas que irão falar sobre a experiência durante o período de graduação. Foto: Divulgação/UEA

O Governo do Amazonas realiza nos próximos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Manaus, o seminário “Novos Caminhos para Consolidar as Políticas Afirmativas dos Povos Indígenas do Amazonas”. O evento é organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e começa às 9h, no auditório do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), localizado na rua Bernardo Ramos, ao lado da própria Seind. 

Acadêmicos e ex-acadêmicos indígenas estarão reunidos para discutir a pratica dos conhecimentos adquiridos por eles durante e após a graduação. O debate terá a participação de instituições parceiras da Seind, como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de simpatizantes das causas indígenas.

Os trabalhos serão abertos pelo titular da Seind, Bonifácio José Baniwa. O tema central do debate será abordado na palestra “Possibilidade de Praticar os Conhecimentos, Garantindo a Igualdade de Oportunidade”, que terá como palestrantes o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e o professor-doutor Gersen dos Santos (Ufam).

Entre os convidados, também confirmaram presença no seminário o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), deputado Sidney Leite, e o professor e antropólogo Ademir Ramos, que irá discutir o tema: “a Universidade enquanto espaço de formação qualificada e os povos indígenas, a partir da realidade acadêmica nos últimos anos”.    

A servidora da Seind e pós graduada em Gestão Pública e Planejamento Governamental e Orçamento Público, Lindomar Marubo, fará uma exposição sobre a experiência dela durante o período da graduação na UEA.
 ----------------------------
SERVIÇO
Evento: Seminário “Novos Caminhos para Consolidar as Políticas Afirmativas dos Povos Indígenas do Amazonas”.
Quando: quinta-feira e sexta-feira, dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2013, respectivamente.
Onde: Auditório do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro/AM).
Horário: 9h.
----------------------------
PROGRAMAÇÃO

Em 31/10 – Quinta-feira
Horário
Atividade

    9h
Abertura: secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa.
    9h30
Palestra “Possibilidade de Praticar os Conhecimentos, garantindo a Igualdade de Oportunidade”: reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa; professor doutro Gersen dos Santos (Ufam).
  10h30
Debate
  10h50
Relato dos acadêmicos indígenas e suas experiências na universidade.
  14h
Mesa redonda. Tema: Universidade enquanto espaço de formação qualificada e os povos indígenas, a partir da realidade acadêmica exercida nos últimos anos – professor Orlando da Silva Melgueiro, professor João Paulo Barreto (Ufam e UEA), professor antropólogo Ademir Ramos (Ufam).
  15h30
Debate.
  17h
Encerramento dos trabalhos do dia.

Em 1/11 – Sexta-feira
Horário
Atividade

    9h
Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho.
  12h
Leitura final de documento das propostas apresentadas no encontro.
Fonte: Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário