Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Assembleia Legislativa recebe reunião de ajustes no Plano de Atuação Integrada

Secretário adjunto da Seind, José Mário Mura (falando na primeira foto), participou das discussões. Fotos: Divulgação/Agecom

A segunda reunião da semana com vistas aos últimos ajustes no Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi realizada nesta terça-feira (21), no miniauditório Nathanael Rodrigues, localizado no quarto andar da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A atividade teve o apoio do deputado Sidney Leite (DEM), que é membro da Comissão de Assuntos Indígenas da Casa. A meta é efetivar políticas públicas voltadas aos interesses dos indígenas, referentes ao período 2012/2013.

O evento teve a participação de representantes da Funai nacional, coordenadores regionais da instituição e técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), entre os quais, representantes das quatro câmaras técnicas que compõem o Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada.

Em 2009, por meio da Funai, o Governo do Estado firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo Federal. O objetivo foi trabalhar a política do Estado do Amazonas de forma compartilhada, com a finalidade de atender as demandas das inúmeras etnias.

A parceria resultou na criação de um Comitê Gestor, em 2011. Hoje, 52 instituições estão envolvidas neste trabalho, cujas demandas dos povos indígenas passam pelos segmentos de caráter econômico e social.

A chefe de Gabinete da Seind, Ozenete Aguiar, disse que neste evento a ideia central é sistematizar o Plano de Atuação Integrada, que conta com demandas variadas das etnias regionais, a fim de que o mesmo possa ser operacionalizado ainda em 2012. “E já estamos tratando das ações para 2013”, avisou.

Técnicos da Seind e da Funai na Aleam. Foto: Divulgação/Aleam
Consolidações
O coordenador regional do Alto Solimões, Ismael Adércio Costodio, destacou a importância do plano, que vai permitir uma ação integrada entre o governo estadual e federal e os povos indígenas, de forma planejada. A coordenação trabalha com 18 povos indígenas oriundos de 15 municípios do alto e médio Solimões, que somam 74 mil indígenas.

“A maior dificuldade é de logística para chegar às comunidades, assim como a coordenação técnica local precisa de melhores instalações”, disse Costodio. 
O representante da Coordenadoria Regional do Vale do Javari, Bruno da Cunha Araújo Pereira, também presente no evento, ressaltou a importância do plano, que segundo ele visa propiciar melhorias para as etnias atendidas por aquela região.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Aleam

Nenhum comentário:

Postar um comentário