Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seind participa de reunião em que indígenas avaliam saúde em aldeias de Borba


Lideranças indígenas discutem momento da saúde indígena em Borba. Foto:Divulgação/Seind
Aproximadamente 100 indígenas dos povos Munduruku e Sateré-Mawé avaliaram as ações de saúde que hoje são realizadas nas aldeias Kwatá e Laranjal, em reunião realizada sábado (25), no município de Borba (a 150 quilômetros de Manaus). A reunião foi articulada pelas próprias lideranças, junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com o objetivo de definir o papel real das prefeituras de Borba e Nova Olinda do Norte, na aplicação dos recursos destinados à saúde dos indígenas nas dois municípios.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), participou como convidado do evento.

Apesar de não abrigar os dois polos, Nova Olinda do Norte (a 138 quilômetros de Manaus) recebe os atendimentos de média e alta complexidade. Além de uma Casa de Saúde Indígena (Casai), o município também possui uma equipe da Sesai que serve de apoio no atendimento.

“Por falta de informações, as comunidades não estavam sabendo como reivindicar os seus direitos, de uma forma correta, daí a importância de realizarmos essa reunião”, destacou o assessor técnico da Funai em Manaus, Edivaldo Munduruku, que esteve nas discussões, acompanhado do servidor e representante da Seind, Adail Munduruku.  “A reunião foi positiva, principalmente pela participação de instituições como a Seind e a Funai de Nova Olinda e de Manaus”, destacou Adail.  
Lideranças indígenas discutem momento da saúde indígena em Borba

A Sesai tem uma equipe multidisciplinar em cada polo base de Saúde em Borba, para fazer o atendimento dentro das aldeias. Cada um funciona como pequeno hospital de atendimento à atenção básica, o de Kwatá, no rio Canumã, e o de Laranjal, no rio Mari. Ambos realizam atendimentos que beneficiam mais de 4 mil indígenas de forma direta.
Participantes da reunião em Borba
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário