Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Indígenas vão receber capacitação para elaborar projetos no Amazonas


Um dos objetivos do curso é o incentivo à  cultura dos indígenas. Fotos: Ascom/Seind
Destinado exclusivamente aos povos e comunidades indígenas, o Governo do Amazonas realiza entre os dias 13 e 18 deste mês, o Curso de Elaboração de Projetos na Prática. A ação tem a proposta de beneficiar, primeiramente, um total de 40 indígenas do município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus).
Para o mês de outubro, o curso será realizado em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), em cumprimento às condicionantes indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação da Ponte sobre o Rio Negro.

As duas atividades programadas fazem parte da parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio da câmara 3 do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada  “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas”.

“Por conta da grande carência, queremos ensiná-los a fazer projeto para que, caminhando com as próprias pernas, possam buscar os recursos e desenvolver suas atividades com apoio do próprio governo”, explicou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura. 

A realização do curso em Coari foi solicitada pela Associação das Comunidades Indígenas de Coari (Acic). A meta é fazer com que os participantes sejam capacitados a fazer projetos que atendam às necessidades das próprias comunidades.

Conteúdo
De acordo com o conteúdo programático, o curso irá abordar os elementos que compõem um projeto, como objetivos, metas, metodologia, planejamento, orçamento, entre outros. “Teremos aulas práticas e o objetivo é que seja produzido o esboço de um projeto, que será elaborado pelos próprios alunos”, informa a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), da Seind, Rose Meire Barbosa.
Chefe do Detno, Rose Meire Barbosa (dir.) em uma das reuniões do Comitê Gestor
Durante o curso, os indígenas também terão a oportunidade de conhecer alguns dos principais financiadores, modelos de gestão e a forma de prestação de contas de um projeto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário