Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Assessora do CIR destaca trabalho da Seind


Jurandir Tenharín entrega material informativo da Seind a Mayra Celina Wapixana. Fotos: Divulgação-Seind
Em visita à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), a assessora do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mayra Celina, 26, elogiou a política de etnodesenvolvimento e o trabalho realizado pelo Governo do Amazonas em benefício dessas populações nos últimos anos. Natural do povo Wapixana, Mayra é acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e aproveitou a vinda a Manaus, onde começa a participar de um seminário jornalístico ao lado de outros estudantes do mesmo curso nesta quarta-feira (1º), para adquirir experiência e conhecimento e socializá-los junto ao CIR em Boa Vista.
Acompanhada do técnico da Seind Jurandir Tenharín, Mayra foi recebida pelo secretário Bonifácio José Baniwa e pôde conhecer todos os departamentos da secretaria. A primeira impressão foi positiva, de acordo com a indígena. “Fiquei surpresa com o trabalho de atuação da Seind junto aos interesses e defesa dos povos indígenas do Amazonas, pois esse diálogo com as organizações é importante”, observou. “O que me chamou mais atenção é a forma de gestão com que trabalham e como os departamentos atuam”, destacou a indígena, que recebeu o convite para visitar a Seind em junho, durante a realização da Rio+20, na capital carioca.
Mayra, no momento em que visitava o setor jurídico da Seind, recebida pelo assessor do setor, advogado Valdemir da Silva
Sobre o CIR
Criado na década de 70, mas formalizado em 1987, primeiramente como Conselho Indígena do Território de Roraima (CINTER), o CIR tem por objetivo a luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas de Roraima.
Entre os principais avanços da entidade está a conquista progressiva de espaços políticos. Hoje, o conselho é o principal interlocutor das comunidades indígenas de Roraima. Referência nacional e internacional, com trabalhos nas áreas de ocupação territorial, alimentar, educação e saúde, o CIR desponta como uma das mais atuantes organizações indígenas, ao lado da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e de outras instâncias de representação indígena no País.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
    Pesar pelo falecimento desse excelente advogado, Dr. Valdemir.

    ResponderExcluir