Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Governo do Amazonas e Funai fazem últimos ajustes no Plano de Atuação Integrada destinado a indígenas no Estado


Fabiana Melo (calça branca) é uma das representantes da Funai nas reuniões em Manaus. Secretário Bonifácio José (à direita) esteve em Brasília, onde recebeu garantias da presidente da Funai de continuidade do plano. Fotos: Divulgação/Seind
Os últimos ajustes no Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) começaram a ser feitos nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Técnicos da Funai nacional e das Coordenações Regionais da instituição (CRs) estão em Manaus, para discutir com as quatro câmaras técnicas que formam o “Comitê Gestor Indígena”, a execução das atividades propostas para o período de 2012 e 2013.

Presidido pela Seind, o comitê foi instituído pelo decreto estadual 31.052/10 e instalado em julho do ano passado, com a proposta de implantar e implementar ações em benefício das populações indígenas nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte e outros.
Técnicos das CRs no Estado também estão presentes nas discussões

No último dia 15, o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, esteve em Brasília, onde apresentou os resultados de todo o processo de construção e execução do plano de atuação integrada à presidente da Funai, Marta Azevedo, de quem recebeu a garantia de apoio para a conclusão dos ajustes e, consequentemente, a execução do plano no período proposto. “Apresentamos as ações integradas e seus resultados e, no final, ela se comprometeu em nos apoiar para a continuidade do plano”, informou o secretário.  

As reuniões na capital amazonense são moderadas pela Cooperação Técnica Alemã GIZ e prosseguem durante toda esta semana. Nesta segunda-feira, por exemplo, além da Seind e da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Estado do Amazonas (Coipam), as discussões reuniram técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que estão entre as 52 instituições que compõem o comitê gestor.
Técnica da GIZ, Ana Cláudia Chaves destaca as ações do comitê gestor

Na terça-feira (21), a atividade começa às 8h30 e prossegue até 17h, no miniauditório Nathanael Rodrigues, no quarto andar da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os técnicos irão discutir as propostas da câmara 4 do comitê, intitulada Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas.

Nos três dias seguintes, as reuniões voltam a ser realizadas na Seind e vão abordar, respectivamente, a câmara 3, com o tema “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas: Reafirmando Direitos na perspectiva das territorialidades indígenas; a câmara 1, de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas); e a câmara 2, com o tema ”Promoção dos Povos Indígenas no Amazonas: na perspectiva de valorização do patrimônio sociocultural indígena. 
Da esquerda para a direita: Secretário adjunto da Seind, José Mário Mura; assessor do secretário, Darcy Marubo; Armando Soares Filho e Linete Ruiz Ferreira, da CR do médio Purus; e o secretário Bonifácio José
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário