Reunião começou pela manhã e prosseguiu à tarde na Seind. Fotos: Ascom/Seind |
O terceiro dia de reuniões para ajustes no Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi marcado pelas discussões dentro da câmara técnica de número 3, nesta quarta-feira (22), na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Foram discutidos pontos importantes direcionados a ações que vão desde os benefícios sociais e previdenciários a questões que abordam os direitos humanos, saúde, educação, esporte e lazer.
Além de técnicos da Seind e da Funai (entre os quais, integrantes das coordenações regionais da instituição), a reunião da câmara denominada “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas: Reafirmando Direitos na perspectiva das Territorialidades Indígenas, também teve a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), da Fundação Vigilância em Saúde (FVS) e da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam).
Até esta sexta-feira (24), o Governo do Amazonas e a Funai fazem os últimos ajustes no Plano de Atuação Integrada, que tem a proposta de implantar e implementar ações em benefício das populações indígenas do Estado, nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte e outros.
Gestão Ambiental e Promoção
As reuniões entre os técnicos do governo com os coordenadores regionais da instituição começaram na última segunda-feira (20), na própria Seind, foi estendida na terça-feira para o miniauditório Nathanael Rodrigues, no quarto andar da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e prossegue nesta quinta (23), das 8h às 17h, na Seind, com trabalhos de ajustes na câmara técnica 1, intitulada "Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas".
Na sexta-feira, no mesmo local, as discussões serão dentro da câmara 2, de "Promoção dos Povos Indígenas no Amazonas: na perspectiva de valorização do patrimônio sociocultural indígena".
Nenhum comentário:
Postar um comentário