Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Indígenas concluem curso de Informática Básica e levam tecnologia da informação para aldeias

Indígenas recebem informações da instrutora do curso, Eugênia Rocha, do Cetam. Fotos: Divulgação/Seind

Por: Isaac Júnior

Em contato direto com um computador e conectados com o mundo digital (a maioria pela primeira vez), dezesseis indígenas concluíram o Curso de Informática Básica, que foi realizado entre os dias 22 de outubro e 1º. de novembro, em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A atividade é mais uma etapa vencida, de um cronograma que será executado até o fim de novembro, em cumprimento às condicionantes ambientais indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro.
Atividade reuniu indígenas de cinco comunidades, com idade entre 16 e 40 anos

O curso foi promovido em parceria pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o Centro de Treinamento Tecnológico do Amazonas (Cetam) e a Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas, em mais uma ação da câmara técnica “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, a terceira das quatro que formam o Comitê Gestor.

As atividades também contam com o apoio de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação (Semed/Manacapuru), do Polo Base de Saúde do município e das próprias comunidades indígenas envolvidas. “Além de informática, já efetuamos cursos como o de Educação Ambiental e de Condutor de Trilhas, e ainda estão previstos outros, como o de Gestão Administrativa e Financeira”, informou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, que participou da cerimônia em Manacapuru, acompanhado da gerente acadêmica do Cetam, Guirlene Pinheiro; do gerente do PAC do município, Alexandre Maia; da conselheira tutelar Eliane Maia; e da instrutora do Cetam, Eugênia Rocha.
Cristiano Oliveira representou o secretário da Seind, Bonifácio José, na cerimônia de encerramento, e falou da importância do curso para os indígenas

Socialização
Com os novos conhecimentos adquiridos, os indígenas (com idade entre 16 e 40 anos) disseram ao final do curso, que pretendem socializar o que aprenderam com os mais de 200 “parentes” dos povos Tikuna, Apurinã e Sateré-Mawé, que hoje vivem nas comunidades de São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá, Fortaleza do Patauá e Jatuarana, em Manacapuru; e na comunidade Sahu-Apé, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). “É uma inovação, porque noventa e cinco por cento deles estiveram pela primeira vez em frente de um computador”, destacou Alexandre Maia. “Foi bom também para os poucos que já possuem o equipamento, pois eles poderão mexer com mais ferramentas, de agora em diante”, acrescentou o técnico da Seind que acompanhou todo o desenrolar do curso, Cláudio Pequeno Apurinã.

É o caso de João Wato, 39, que é indígena sateré-mawé da comunidade Sahu-Apé. Para ele, o curso abriu novos horizontes, principalmente porque vai possibilitar que trabalhe com arquivos de dados. “Eu tinha dúvidas em relação ao programa Excel, que é importante para nós, que trabalhamos com planilhas, na prestação de contas”, explicou.
João Wato (de azul), do povo Sateré, buscou se aprofundar no Excel

Primeira vez
Um simples manuseio do mouse e o primeiro acesso a programas como o Word e o Excel foram suficientes para que pessoas como Francisco Kawpoari, 39, de São Francisco do Guiribé, reconhecessem a importância de um computador no dia a dia da aldeia. “Existe uma caneta, mas precisamos da tecnologia para executar melhor os trabalhos”, observou o indígena, do povo Apurinã, cuja esposa, Maria Karaxipa, fez questão de acompanhá-lo na cerimônia de encerramento do curso em Manacapuru. 

Os dois integram uma comunidade com mais de 50 indígenas, distribuídos em 13 famílias, que vivem entre oito e 40 anos no local.
Francisco Kawpoari, do povo Apurinã, teve o primeiro contato com um computador

Próxima atividade
A próxima atividade do cronograma é o curso Associativismo e Cooperativismo, que está previsto para ser realizado entre os dias 19 e 23 de novembro em Sahu-Apé, para aproximadamente 25 indígenas. 
Participantes e realizadores do curso em Manacapuru


Nenhum comentário:

Postar um comentário