Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Seind recebe prefeito eleito de Tefé e discute parceria para os indígenas no município


Secretário Bonifácio José e técnicos da Seind, no primeiro contato com o novo prefeito Antenor Paz (à  esquerda), após as eleições municipais. Foto: Divulgação/Seind
Uma parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas e a nova gestão da Prefeitura de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus) começou a ser firmada, em Manaus, para a realização de ações em benefício das comunidades indígenas no município. A proposta inicial é realizar um seminário de planejamento de ações conjuntas, ainda no primeiro semestre de 2013, com envolvimento de várias instituições parceiras da Seind, para que tais ações sejam definidas e executadas dentro dos próximos quatro anos.

O assunto foi bastante discutido nesta segunda-feira (12), em Manaus, quando a proposta do seminário foi apresentada pelo titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, ao prefeito eleito de Tefé, Antenor Paz (PSD).

Apesar de possuir 11 comunidades, os indígenas de Tefé ainda ressentem-se de uma associação fortalecida, que possa representá-los junto ao poder público e ajudá-los no acesso ao crédito, por exemplo. A Seind se prontificou em apoiar a prefeitura no fortalecimento dessas entidades e na criação de uma nova organização, que deverá ser formada exclusivamente por indígenas do próprio município. “O seminário de planejamento será importante, porque também poderemos levar os representantes de outras instituições parceiras que já desenvolvem um trabalho nas aldeias, como é o caso da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc”, sugeriu Bonifácio José. “Ouviríamos as lideranças e, a partir das necessidades apresentadas, traçaríamos o planejamento do que pode ser feito”, acrescentou o secretário.
Seind se prontificou em apoiar a criação de uma organização indígena forte em Tefé

Capacitação
Outra proposta é ampliar a oferta dos cursos de capacitação, que já são realizados pela Seind e parceiros em outros municípios, por meio do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Atualmente, os indígenas de Tefé são atendidos apenas com o curso técnico de enfermagem, cujas aulas começaram em outubro. A ideia é ampliar essa oferta com atividades de corte e costura, mecânica e informática básica.

Prioridades
Para Antenor Paz, que assume a prefeitura no dia 1º de janeiro, o mais importante nesse início de diálogo é facilitar a execução das políticas públicas. As oficinas de capacitação para indígenas ganharam status de prioridade e deverão começar a ser realizadas logo no início da nova gestão. “Temos que começar com o que há de menos burocrático, pois o que for possível executar, a prefeitura vai estar de portas abertas para fazer”, ressaltou o prefeito, que defendeu a criação de uma secretaria municipal indígena em Tefé, para atender aos anseios desses povos naquela localidade do Estado do Amazonas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário