Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Seind realiza oficina de manejo da castanha para indígenas em Pauini



Atividades como coleta, secagem e armazenamento do produto fazem parte do projeto. Fotos - Divulgação e Divulgação/Seind

Em mais uma atividade da câmara técnica “Gestão Ambiental e Territorial Compartilhada nas Comunidades Indígenas”, do Comitê de Atuação entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio, a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) realiza até o próximo dia 26, em Pauini (a 325 quilômetros de Manaus), a Oficina de Boas Práticas de Manejo na Coleta, Secagem e Armazenamento da Castanha. A capacitação começou nesta terça-feira (20), como parte do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), que é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado, em parceria, com a Seind.

Dividido em oito etapas, o projeto é de 2009 e visa contribuir para o aumento da produção e melhoria da qualidade do produto e, consequentemente, em melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades beneficiadas pelo projeto.

A primeira etapa é destinada ao levantamento do potencial produtivo das terras indígenas. Em seguida, pela ordem, os indígenas recebem a capacitação em boas práticas de manejo na secagem e armazenamento da castanha, apoio na construção de paióis e galpões, na capitação de capital de giro, no monitoramento e acompanhamento da safra, intermediação na comercialização da produção, apoio a certificação orgânica da castanha e beneficiamento da produção.

Ainda de acordo com o projeto, a compra do que é for produzido deverá ser viabilizada por meio do programa de compra antecipada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o programa de garantia do preço mínimo. A comercialização dos produtos estocados será feita durante o período da entresafra quando o valor da produção estará elevado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário