Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Yupyranga vence título feminino indígena do Peladão 40 anos


Meninas do Yupyrungá (de branco) mostraram sua garra sobre as Selvagens do Amazonas. Foto: Divulgação/A Crítica

O Yupyrungá conquistou, neste domingo (25), no campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o título feminino indígena do Peladão 40 Anos com uma vitória de 3 a 0 sobre as meninas do Selvagens do Amazonas. Lideradas pelas irmãs Suzy, Valda, Marly e Jarete, da etnia Sateré Mawé, as meninas do Yupyrungá entraram focadas no jogo, e abriram o placar logo no início do primeiro tempo. Jarete recebeu a bola na intermediária, driblou a marcadora e passou para Lizeth empurrar ao gol.

No segundo tempo, o Yupyrungá ganhou de vez o meio de campo, e, pelos pés da meio de campo boa de bola Christina, encontrou fácil o caminho do gol das Selvagens do Amazonas para ampliar o placar. Lucimara fez o segundo gol, e Jarete, a mais habilidosa das irmãs Saterê, marcou o terceiro.

O Yupyrungá é formado por indígenas das etnias Sateré, Baré e Carapana. A maioria do time, como as irmãs Suzy, Valda, Marly e Jarete, moram na comunidade do Tarumã Açú, na Zona Rural de Manaus.

O título foi conquistado neste domingo, mas o Yupyranga só vai levantar a taça no dia 9 de dezembro, quando será realizada a festa dos campeões do Peladão Indígena. No mesmo dia, Selvagens do Amazonas e Hywi vão decidir quem ficará em 2º e 3º lugar no torneio.

Três equipes disputaram este ano o torneio feminino do Peladão Indígena. Com a vitória de ontem, Yupyrangá somou seis pontos, e Selvagens do Amazonas e Hywi só poderão ir a três.

Quarteto Sateré
As irmãs Sateré Suzy, Valda, Marly e Jarete comemoraram muito o título inédito conquistado no campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Sempre chegávamos perto, mas dessa vez conquistamos”, afirmou Valda. Suzy, Valda, Marly e Jarete saíram de casa ontem, no Tarumã Açú, as 5h30 para o jogo que começou às 9h.

Fonte: acritica.uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário