Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Seind realiza oficinas para incentivar comunidades a participar do Prêmio Culturas Indígenas


Material de divulgação do prêmio, levado pela Seind às comunidades indígenas. Fotos: Divulgação/Seind

Nos próximos dias 22 e 23, técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) estarão em Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus) para dar continuidade ao cronograma de oficinas de incentivo à participação das comunidades indígenas do Estado do Amazonas, na 4ª. Edição do Prêmio Culturas Indígenas – Raoni Metuktire. A ação começou na segunda quinzena de outubro em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) e prossegue até dezembro em outros dez municípios, com o objetivo de ajudar as comunidades na elaboração de iniciativas indígenas, cujas propostas deverão concorrer ao prêmio.

O projeto do Ministério da Cultura vai premiar 100 projetos, com base no reconhecimento das expressões culturais e da identidade dos povos indígenas e em sintonia com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre a Diversidade Cultural da Unesco.   

O processo de inscrição para o prêmio começou no dia 5 deste mês e encerra-se em 5 de fevereiro de 2013. Para participar, o interessado precisa baixar o formulário de inscrição diretamente do site www.premioculturasindigenas.oirg.br, ou obter informações no Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi), por meio do telefone (92) 3305-2404. Após o preenchimento, o sistema irá gerar um comprovante com o número de inscrição, que será enviado para o e-mail cadastrado. 

As oficinas realizadas pela Seind no Estado, em parceria com o Ministério da Cultura, fazem parte do plano de trabalho do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da câmara técnica "Promoção dos Povos Indígenas: Perspectiva de Valorização do Patrimônio Cultural".

Arpinsul
A organização proponente desta edição do prêmio é a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), entidade integrante da coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O edital é realizado em parceria com a Petrobras, por meio da Lei Rouanet.
Cartaz de divulgação traz a figura do homenageado desta edição do prêmio: cacique Raoni

Reuniões
Para divulgar a realização do prêmio e sugerir as oficinas, a Seind chegou a fazer reuniões nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, onde, em princípio, apresentou informações básicas sobre o prêmio às comunidades do alto Solimões.

Além dessas localidades, as oficinas também estão programadas para as regiões do baixo Amazonas, Purus, alto Solimões, Manaus, alto rio Negro e Região Metropolitana de Manaus (ver quadro abaixo). As datas estão sujeitas a alterações.  

                                      CRONOGRAMA DAS OFICINAS
Data

Município
Povos participantes
16 e 17/10
Atalaia do Norte
Marubo, Matis e Mayoruna
30 e 31/10
Maués
Sateré-Mawé
22 e 23/11/12
Rio Preto da Eva
Sateré-Mawé, Tikuna e Tukano
26/11/12
São Paulo de Olivença
Tikuna
28 e 29/11/12
Tabatinga
Tikuna e Cocama
30/11 e  1/12/12
Benjamin Constant
Tikuna
4 e 5/12/12
Barreirinha
Sateré-Mawé
14 e 15/12/12
Manaus
Tukano, Sateré-Mawé, Tikuna, Dessana, Tariana, Kokama, Kambeba e outros
18 e 19/12/12
Lábrea
Apurinã e Paumari
19 e 20/12/12
Itacoatiara
Mura e Sateré-Mawé
19 e 20/12/12
Novo Airão
Tukano, Baré e Dessana
Fonte: Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário