Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Parintins fecha cronograma de aulas inaugurais do Curso Técnico de Enfermagem para Indígenas


Momentos da aula inaugural realizada em Maués. Fotos: Divulgação/Seind

O cronograma de aulas inaugurais do Curso Técnico de Enfermagem para Indígenas será encerrado nesta terça-feira (6) à noite, no município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), com a participação de 46 indígenas do próprio município, de Barreirinha e Nhamundá. O curso é executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e faz parte das ações planejadas na câmara técnica “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  

Neste segundo semestre, mais de 150 indígenas participaram das aulas inaugurais, que também foram realizadas em Tefé (16 de outubro), com 41 alunos; em Maués (30 de outubro), com 20 alunos; em Jutaí (3 de novembro), também com 20; e em Fonte Boa (5 de novembro), com 25 alunos. 

O curso tem um total de 1.800 horas – sendo 1.200 horas de aulas teóricas e 600 horas de aulas práticas – e também está em pleno andamento em sete municípios do Estado do Amazonas: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Lábrea, Pauini e São Gabriel da Cachoeira. Mais de 300 vagas foram ofertadas para essas localidades e as primeiras turmas começaram a estudar no início de 2012.

Os primeiros passos para a participação dos indígenas no curso foi dado em 2011, com a realização do processo seletivo e, consequentemente, o preenchimento das vagas oferecidas para cada um dos municípios-polo.

Parceria
A parceria com o Cetam tem sido primordial para que sejam atendidas as demandas de qualificação técnica e profissionalizante dos indígenas em todo o Estado, além de oportunizar a esse público, a inserção no mercado de trabalho e a possibilidade de atuar nas próprias comunidades indígenas. “Para aqueles que moram na sede dos municípios e em comunidades próximas das áreas urbanas, representa a oportunidade para que montem seus próprios negócios, pois também estão sendo qualificados em cursos como mecânica de motocicleta e mecânica de motor rabeta, entre outros”, destacou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas da Seind (Depi), Rose Meire Barbosa.

Outros cursos
A parceria com o Cetam tem contribuído ainda para o fortalecimento da gestão das organizações indígenas, por meio da realização de cursos de “Associativismo e Cooperativismo”, “Gestão Administrativa e Financeira” e “Elaboração e Gestão de Projetos”. “O Cetam não deixou de atender a nenhuma das solicitações indígenas que tiveram um planejamento viável e em tempo hábil no âmbito da parceria com a Seind, no ano de 2012, e já temos uma programação bastante expressiva para iniciar em 2013”, enfatizou Rose Meire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário