Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Copa Indígena fica para janeiro na Arena Amadeu Teixeira com 20 equipes de oito povos


Secretário Bonifácio acredita que adiamento vai ajudar na organização do evento
Por: Isaac Júnior

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (7), as secretarias de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) anunciaram o adiamento da 1ª Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus. Programada anteriormente para 14, 15 e 16 deste mês, na Vila Olímpica, a competição ficou para os dias 20, 21 e 22 de janeiro, na Arena Amadeu Teixeira.

O pedido de adiamento foi feito pela própria patrocinadora do evento, a Petrobras, e vai possibilitar que a organização aproveite o tempo maior para fazer um planejamento da competição, de olho nos Jogos Indígenas, que foram anunciados pela Sejel para abril do próximo ano em Manaus.

Para o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, o adiamento vai ser benéfico para as próprias equipes que vão participar do torneio. “Vai dar tempo para que os indígenas possam se preparar bem, pois a expectativa de participar da copa é grande entre eles”, justificou Bonifácio. “Ganhamos tempo para entrar em contato com os indígenas de Novo Airão, a única que ainda não havia confirmado presença na copa, pelo fato da dificuldade de chegar até o local, pelo fato deles morarem longe da cidade”, acrescentou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da secretaria, Cristiano Oliveira.

O secretário da Sejel, Júlio César Soares, enfatizou o fator segurança para que o projeto de realização da copa seja executado com o êxito esperado. “O deslocamento do pessoal nesse período de fim de ano para a capital é meio complicado e a realização em janeiro vai facilitar o fator segurança”, observou. “É um evento esportivo inédito e de suma importância para o desenvolvimento dessas comunidades”, justificou.
Adiamento foi definido  poucos momentos antes de os secretários receberem a imprensa
 

Oito povos
A 1ª Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus terá a participação de 20 equipes, no masculino e no feminino, representantes de oito etnias: Mura, Apurinã, Sateré Mawé, Tikuna, Kambeba, Munduruku, Tukano e Kokama. Todas ficarão hospedadas no hotel da Vila Olímpica. “A logística da vila estará disponível para todas as seleções, assim como material esportivo, bolas, que serão disponibilizadas pela Sejel”, informou Júlio César.

A Federação Amazonense de Futsal (FAFs) também vai ser parceira de Sejel e Seind na competição, a exemplo da empresa S. Nunes e Cia Ltda, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Vila Olímpica (FVO) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Júlio César, Bonifácio e parte da comissão que organiza a copa, em reunião após a coletiva

Diversidade cultural
Mais de 300 atletas de dez organizações serão beneficiados diretamente com a ação, cujo objetivo é promover a valorização e a divulgação da diversidade cultural dos povos indígenas da Região Metropolitana de Manaus por meio do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário