Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governo do Amazonas leva benefícios para indígenas do Tarumã Açu


Convênio foi assinado nesta segunda na Seind. Fotos: Isaac Júnior
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e o Conselho Indígena do povo Sateré Mawé Inhãa-Bé assinaram nesta segunda-feira (26), um convênio de R$ 50 mil para beneficiamento de 12 famílias indígenas daquela comunidade, localizada no Tarumã-Açu, na margem esquerda do Rio Negro, Zona Rural de Manaus. O destaque orçamentário foi repassado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), com recursos do programa Gasoduto Coari-Manaus.

A quantia é destinada à reforma do centro cultural, da escolinha e de seis malocas, além do fortalecimento da atividade de etnoturismo na comunidade do Inhãa-Bé.
A assinatura do convênio foi realizada na própria sede da Seind, com as presenças do secretário em exercício do órgão, José Mário Mura, e do presidente do conselho, Pedro Ramaw. “Vamos providenciar para que voltem a ser realizados também, por lá, oficinas de associativismo e  gestão de projetos”, informou José Mário.
Secretário em exercício da Seind, José Mário Mura (à esquerda), e Pedro Ramaw, na assinatura do convênio

O convênio prevê que o conselho preste contas dos recursos aplicados no prazo de 60 dias. “Tudo isso é importante porque é feito via Seind, com recursos da SDS e documentos que podem viabilizar o que é liberado direitinho, como deve ser”, observou
Pedro Ramaw.

Artesanato
A comunidade Inhãa-Bé foi criada há 11 anos e também atende a indígenas dos povos Tariano e Mura. O trabalho na aldeia é voltado para o etnoturismo e o artesanato, cujos produtos puderam ser conferidos na última Expoagro, realizada entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, em Manaus. Na ocasião, o público pôde conferir um show musical com o grupo infantil indígena Cuiá, coordenado pelo próprio Pedro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário