Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Governo do Amazonas vai realizar a 1ª Copa Indígena da Região Metropolitana de Manaus


Futsal indígena volta a ficar em evidência, oito meses depois do Abril Cultural. Chris Lopes e Viviam Gama 
Por: Isaac Júnior

Atenção, seleções indígenas de futsal! Podem intensificar os treinamentos, porque a bola vai começar a rolar! Com patrocínio da Petrobras, o Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira (1), para os dias 14, 15 e 16 deste mês, a realização da 1ª Copa Indígena de Futsal da Região Metropolitana de Manaus. A competição é organizada em conjunto entre as secretarias de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). 

Vinte equipes vão brigar pelo título, com jogos no masculino e no feminino. Todos programados para a Arena Amadeu Teixeira.
Equipes femininas também vão estar em ação durante a competição em Manaus
A abertura será no dia 13, às 19h, no auditório da Fundação Vila Olímpica (FVO), com a presença de todas as delegações. A tabela de jogos ainda está em fase de elaboração e será apresentada nos próximos dias pela Sejel. 

Os indígenas vão entrar em quadra pela manhã e à tarde. A entrada será gratuita. Semifinal e final estão programadas para o dia 16. Os campeões recebem medalhas e trofeus.

O objetivo da copa é promover a valorização e a divulgação da diversidade cultural dos povos indígenas da Região Metropolitana de Manaus, por meio da realização de atividades esportivas. Mais de 300 atletas de dez organizações são beneficiados diretamente com a ação.

Para realizar a Copa Indígena, Seind e Sejel têm ainda a parceria da empresa S. Nunes e Cia Ltda, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), FVO e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

As seleções que vão brigar pelo título representam os municípios de Manaus, Itacoatiara, Rio Preto, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. Todas estarão identificadas pelo nome da cidade na camisa.

Inscrições
As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (28). “A Seind está enviando o convite para cada associação com a ficha de inscrição em anexo", informou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento (Detno) da secretaria, Cristiano Oliveira.

Um dos principais requisitos para a participação no torneio é que o atleta seja indígena. “Incluímos isso no regulamento e, caso seja detectado a participação de não indígena, a delegação será desclassificada automaticamente”, avisou Cristiano.

Punição
As delegações vão ficar hospedadas no hotel da Fundação Vila Olímpica e receberão todo o suporte logístico da instituição. Mas, os organizadores alertam que, os que não cumprirem o que determinam as regras do local, também estarão sujeitos a punições. “A exemplo do regulamento da competição, quem não se enquadrar, ou seja, cometer excessos dentro da fundação, terá toda a equipe desclassificada e excluída de qualquer competição indígena organizada pelo Governo do Amazonas”, advertiu Cristiano Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário